CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. . Metaverso: Ambiente de Colaboração e Aprendizado em Aula Híbrida. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), 2023, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 16-29. doi: 10.5753/sbsc.2023.229062
Metaverso: Ambiente de Colaboração e Aprendizado em Aula Híbrida
Autores
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Ronney Moreira de Castro (UFJF)
Resumo
A COVID-19 estimulou varias mudanças no campo da educação sendo uma delas o ensino e aprendizado híbrido. Neste novo contexto, as tecnologias usadas no ensino remoto podem ser pouco eficazes para suporte presencial e remoto simultaneamente, fazendo com que metaversos surjam como tecnologias inovadores para suporte ao aprendizado, reflexão e colaboração. Neste estudo, e usado um metaverso como ambiente de aprendizado em uma aula híbrida, sendo avaliado por alunos de um curso superior quanto ao suporte na colaboração e aprendizado. A metodologia do estudo foi baseada nas etapas de um estudo quasi-experimental e suas respostas coletadas em um survey. Os dados foram analisados quantitativamente em análises estatísticas descritiva e de correlação. Como resultado foi possível observar indícios de que o uso de metaverso como ambiente de aprendizagem híbrido foi percebido pelos alunos como positivo em relação ao suporte colaborativo e aprendizado, resultando em uma forte correlação entre estes dois aspectos. Portanto, esta pesquisa apresenta contribuições para as áreas de educação e sistemas colaborativos, ao apresentar uma aplicação de metaverso que oportunizou refletir como estas tecnologias podem influenciar aspectos colaborativos dentro do contexto educacional e, consequentemente, em outras atividades da sociedade.
Palavras-chave:
Metaverso, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem Híbrido, Colaboração