Resgate e reabilitação de um aluno autista no ensino Fundamental com uso de tecnologias de informação e comunicação

RODRIGUES, REISLA ; SIQUEIRA, Sean . Resgate e reabilitação de um aluno autista no ensino Fundamental com uso de tecnologias de informação e comunicação. In: XXV Workshop de Informática na Escola, 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). Porto Alegre: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação – SBC), 2019. v. 25. p. 443-450. doi: 10.5753/cbie.wie.2019.443


Resgate e reabilitação de um aluno autista no ensino Fundamental com uso de tecnologias de informação e comunicação

Autores

Reisla Rodrigues (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Resumo

Para os autistas as dificuldades na interação social e a dificuldade de comunicação, criam obstáculos quase intransponíveis para acompanhar a série recomendada para a idade numa escola regular sem o apoio psicopedagógico e tecnológico especializado. Questões classificadas como falta de maturidade ou dificuldades de comunicação e expressão ou a falta de repertório social, muitas vezes se sobrepõem ao conteúdo que o aluno possui, gerando um ciclo vicioso que o prende em uma etapa ou fase acadêmica, dificultando o desenvolvimento e aquisição de novas habilidades. Neste artigo descrevemos uma pesquisa-ação do uso de tecnologias educacionais e assistivas para apoiar e reabilitar um aluno do ensino fundamental, de 12 anos, diagnosticado tardiamente com transtorno do espectro autista, permitindo a sua reinclusão na escola regular.

Palavras-chave:

Espectro autista, Pesquisa-ação, Tecnologias educacionais, Tecnologias assistivas, Reabilitação

 

doi: 10.5753/cbie.wie.2019.443