Pesquisadores
Prof. Sean Wolfgand Matsui Siqueira é professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 1996), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Web, Sistemas de Informação e Informática na Educação. Foi o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO de julho/2012 a setembro/2014, foi coordenador dos comitês de programa do SBIE 2012, SBIE 2014, SBSI 2015 e SBSI 2021, além de fazer parte do comitê organizador do CBIE 2015, ser um dos editores-chefes da iSYS: Revista Brasileira de Sistemas de Informação (2012-2016) e da RBIE: Revista Brasileira de Informática na Educação (2016-2018), membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) (2014-2018, 2021) e da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) (2015-2022) (coordenador 2017-18 e vice-coordenador 2018-19), ambas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Bernardo Pereira Nunes possui graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com período sanduíche na Leibniz Universität Hannover (2014). Atualmente é pesquisador e professor da Australia National University e Professor Colaborador da Pós Graduação em Informática da UNIRIO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente em: Web Semântica, Web Science e Educação a Distância. Além disso, atuou como pesquisador nos laboratórios de pesquisa da L3S Research Center na Alemanha (2012 (aluno extraordinário), 2013 (pesquisador associado) e 2017 (pesquisador visitante), pesquisador visitante no Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) na Itália (2015), pesquisador visitante na Universidade Nacional da Austrália (2018), professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2014-2019) e pesquisador da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD PUC-Rio) (2014-2019), ganhou prêmios de pesquisa nacionais e internacionais e publicou mais 100 artigos científicos entre conferências, capítulos de livros e revistas.
Currículo Lattes: Currículo acadêmico do Prof. Bernardo P. Nunes
E-mail: bernardo.nunes@uniriotec.br
E-mail: bernardo.nunes@uniriotec.br
Tadeu Moreira de Classe é Doutor em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO / PPGI – 2019) na temática de Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio. Participante do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM/UNIRIO). Mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal de Juiz de Fora (PGCC / UFJF – 2014). Graduado no Curso Bacharelado em Sistemas de Informações do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF – 2011). Técnico em Informática Industrial pelo Colégio Técnico Universitário (CTU/UFJF – 2007). Analista de Sistemas com vários anos de experiência.
Currículo Lattes: Currículo acadêmico do Prof. Tadeu Classe
Site do GPJC
E-mail: tadeu.classe@uniriotec.br
Site do GPJC
E-mail: tadeu.classe@uniriotec.br
Professor do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO/CCET (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Centro de Ciências Exatas e Tecnologia). Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação na linha de Engenharia de Dados e Conhecimento, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também concluiu o mestrado. Possui graduação em Ciência da Computação (2008) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (2011) pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui certificação de Scrum Master para Gestão Ágil pela Scrum Alliance. Já atuou como Professor Efetivo na UFRRJ (Instituto Multidisciplinar, Nova Iguaçu-RJ), no IFES (Campus Alegre-ES), e como Professor Substituto do CEFET/RJ (Campus Maracanã). Também atuou como pesquisador em análise de dados, e como analista e desenvolvedor de sistemas da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Busca e Recuperação da Informação e em Desenvolvimento de Web Services e Portais Corporativos.
Doutorandos
- Marcelo Tibau de Vasconcellos Dias
https://tibau.org/
https://github.com/marcelo-tibau/
turma: 2019 - Marcelo de Oliveira Costa Machado
turma: 2019 - Sergio Ricardo Muniz de Oliveira
turma: 2020 - Marcelo Soares Loutfi
turma: 2020 - Eduardo Gomes de Oliveira
turma: 2022
Mestrandos
- Márcio Rocha Ferreira
turma 2020 - Emmanuel Gomes Souza
turma 2021 - Vinícius Santos de Abreu
turma 2021 - Vinicius Simas Pereira Fernandes
turma 2021 - Josué de Almeida Resende
turma 2022 - Roberto Rufino Junior
turma 2022 - Thiago Marques de Rezende Ribeiro
turma 2022
Egressos
-
- César Augusto Rangel Bastos (sítio http://materiaprima.pro.br), tese de doutorado defendida em 2022: “Ensinando e Aprendendo com Tecnologia: Uma Pesquisa-Formação baseada na Ciência do Design”
- Paulo Jose de Alcantara Gimenez, dissertação de mestrado defendida em 2022: “Busca como Processo de Aprendizagem (BPA) no Contexto de Comunidades de Perguntas e Respostas (CQA)”
- Crystiam Kelle Pereira e Silva, tese de doutorado defendida em 2021: “COMPLEXITY OF DIGITAL RESOURCES: An analysis of the complexity of digital resources through their conceptual network” – trabalho premiado como a 2ª melhor Tese de Doutorado na área de Informática na Educação (CTD-IE 2021).
- Jônatas Castro dos Santos, dissertação de mestrado defendida em 2020: “Investigating Personalization in Twitter Search through an Experiment on Polarized Accounts and Opinions on the Brazilian Social Welfare Reform“
- Rubia Silveira de Almeida, dissertação de mestrado defendida em 2020: “Um Método Adaptado para Identificação Automática de Pré-Requisitos entre Conceitos em um Grafo de Conhecimento“
- Ronney Moreira de Castro, tese de doutorado defendida em 2019: “Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa” – trabalho com Menção Honrosa no Concurso de Teses e Dissertações em Informática na Educação (CTD-IE 2020).
- Thiago Baesso Procaci, tese de doutorado defendida em 2019: “Padrões Comportamentais e Feature Learning para Analisar o Prestígio de Usuários em Comunidades Online de Perguntas e Respostas“
https://thiagoprocaci.github.io - Natália Joana Silva de Oliveira, dissertação de mestrado defendida em 2019: “Avaliação de Motivação e Aceitação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um Estudo Baseado no TAM3 e na Teoria da AutoDeterminação“
- Marcelo Tibau de Vasconcellos Dias, dissertação de mestrado defendida em 2019: “Understanding Web Search Patterns Through Exploratory Search as a Knowledge-Intensive Process” – trabalho premiado como a Melhor Dissertação de Mestrado do PPGI-UNIRIO de 2019 e Menção Honrosa no Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (CTDSI 2020).
https://tibau.org/
https://github.com/marcelo-tibau/ - Tadeu Moreira de Classe, tese de doutorado defendida em 2019: “Play Your Process – Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio” – trabalho premiado como a 2ª melhor Tese de Doutorado do PPGI-UNIRIO de 2019; a Melhor Tese de Doutorado na área de Games e Entretenimento Digital (CTDGames 2020); a 2ª Melhor Tese de Doutorado na área de Sistemas de Informação (CTDSI 2020).
- Paulo Diogo Rodrigues Leão, dissertação de mestrado defendida em 2018: “Estruturação de uma Folksonomia: Um Estudo em uma Comunidade de Perguntas e Respostas”
https://about.me/paulodiogo - Davi Faisca Duarte, dissertação de mestrado defendida em 2018: “Estudo de Relações Semânticas entre Categorias Textuais de Perguntas e Respostas em Comunidades Q&A“
- Henrique Gurgacz de Almeida, dissertação de mestrado defendida em 2018: “Recomendações de Sessões para Apoiar a Participação em Eventos Científicos“
- Jerry Fernandes Medeiros, dissertação de mestrado defendida em 2018: “TagTheWeb: Using Wikipedia Categories to Automatically Categorize Text-Based Resources on the Web”
https://www.linkedin.com/in/jerrymedeiros/ - Wagner Gomes do Amaral, dissertação de mestrado defendida em 2017: “Recomendação de Vocabulários para Mapeamento de Dados Conectados“
- Vanessa de Sales Moreira, dissertação de mestrado defendida em 2017: “Interação Discente através da utilização da Análise de Sentimentos baseada em Conceitos“
- Igor Veloso Custódio, dissertação de mestrado defendida em 2016: “Ranking Automático de Produtos Através do Mapeamento Entre Especificação Técnica e Necessidades dos Usuários“
- Andre Gustavo Ferreira de Oliveira, dissertação de mestrado defendida em 2015: “Processo de Modelagem Conceitual de Dados com Base em Teorias da Filosofia, Linguística e Psicologia”
- Vanessa Cristina Martins da Silva, dissertação de mestrado defendida em 2014: “Mapeamento de Perfis de Alunos em Redes Sociais Online Utilizadas para Ensino-Aprendizagem”
- Thiago Baesso Procaci, dissertação de mestrado defendida em 2014: “Usuários Confiáveis em Comunidades Online: Um Estudo Empírico Envolvendo Análise de Métricas e Aprendizado de Máquina” – trabalho finalista (entre as 6 melhores dissertações de mestrado em Informática na Educação no Brasil em 2014-2015) do CTD-IE 2015 (Concurso de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação).
- Cristiane Lopes Tavares, dissertação de mestrado defendida em 2014: “RelEx: Estruturação de Relatos Flexíveis de Experiências Pedagógicas”
- Fernando Antonio Pinhati Júnior, dissertação de mestrado defendida em 2013: “Plataforma Mignone: Uma Arquitetura para Ambientes Virtuais e um Modelo para Construção de Objetos de Aprendizagem Especializados para a Educação Musical” – trabalho premiado como a melhor dissertação de mestrado em Informática na Educação no Brasil em 2013-2014) do CTD-IE 2014 (Concurso de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação).
- Gustavo Tavares Fernandes, dissertação de mestrado defendida em 2013: “Captura de Perfis Dinâmicos de Usuários a Partir da Análise de Mensagens em Redes Sociais”
- Rodrigo Lessa de Sena, dissertação de mestrado defendida em 2013: “DeLCO: Um Método Para Apoiar a Detecção Semiautomática das Lacunas do Conhecimento Organizacional”
- Rafael Krejci, dissertação de mestrado defendida em 2012:”YouFlow: Estruturação de Discurso e Categorização de Mensagens para Apoiar o Acompanhamento de Discussões em um Microblog Educacional”
- Eduardo Fritzen, dissertação de mestrado defendida em 2012:”Recuperação Contextual de Informação na Web a partir da Análise de Mensagens e Enriquecimento em Dados Abertos: Explorando o contexto de ensino/aprendizagem” – trabalho premiado como a terceira melhor dissertação de mestrado em Informática na Educação no Brasil em 2012-2013) do CTD-IE 2013 (Concurso de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação).
- João Carlos Prates dos Santos, dissertação de mestrado defendida em 2011:”Técnicas de Segmentação e Agrupamento Aplicadas a Recursos Predeterminados para Contextualizar Buscas na Internet”
- Herli Joaquim de Menezes, dissertação de mestrado defendida em 2011:”Composição de Objetos de Aprendizagem com Base em Semiótica”
- Aline de Miranda Marques, dissertação de mestrado defendida em 2010:”Estruturação do discurso em blog: uma investigação em dinâmicas de aprendizagem colaborativa baseada em projeto”
- Isabel Maria Francisca dos Santos, dissertação de mestrado defendida em 2010:”Uma Proposta de Governança de Dados Baseada em um Método de Desenvolvimento de Arquitetura Empresarial”
- Gustavo Batoreu Valfre, dissertação de mestrado defendida em 2010:”Composição e Monitoração Automáticas e Contínuas de Serviços Web Não Determinísticos”
- Edmar Welington Oliveira, dissertação de mestrado defendida em 2009:”Segmentação de Objetos de Aprendizagem e Abordagens para sua Utilização” – trabalho premiado como a melhor dissertação de mestrado em Informática na Educação no Brasil em 2008-2009) do CTD-IE 2009 (Concurso de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação).
- Rodrigo De Santis Vieira da Silva, dissertação de mestrado defendida em 2009:”SEMIOTIS: Sistema de Informação para Análise Semiótica de Canções”
- Marcelo de Oliveira Albuquerque, dissertação de mestrado defendida em 2009:”Fonogramas Musicais: Conceitualização Para Catalogação e Representação em Uma Proposta de Ontologia”
- Eduardo Neves Motta, dissertação de mestrado defendida em 2009:”Preenchimento Semi-automático de Ontologias de Domínio a partir de Textos em Língua Portuguesa”