Xô Corona: Aprendendo Medidas Preventivas da COVID-19 Através de Um Jogo

KRITZ, J. S. ; COSTA, L. M. ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; XEXEO, G. B. . Xô Corona: Aprendendo Medidas Preventivas da COVID-19 Através de Um Jogo. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 1047-1056. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/JogosSaudeFull/208653.pdf


Xô Corona: Aprendendo Medidas Preventivas da COVID-19 Através de Um Jogo

Autores

Joshua Silveira Kritz (UFRJ)
Lincoln Magalhães Costa (UFRJ)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Geraldo Bonorino Xexéo (UFRJ)

Resumo

Devido a pandemia de COVID-19, as informações sobre formas de prevenção se tornaram essenciais e constantes no dia-a-dia e, mesmo com o fácil acesso a elas, existem pessoas que não consideram como real a ameaça de contaminação. Nesse sentido, a partir do aumento da procura por jogos digitais em meio a pandemia como alternativa à socialização durante o isolamento social, surge a oportunidade de usar jogos sérios como estratégia para promover o acesso à informação. Desta forma, esta pesquisa avalia o jogo digital “Xô Corona”, considerando seu potencial para o aprendizado dos jogadores, a experiência de gameplay e a percepção de qualidade. O jogo foi projetado usando o framework MDA e retórica procedural, além da aplicação de variantes no jogo Exploding Kittens, sendo avaliado através de um estudo quasi-experimental, por meio do modelo MEEGA+ e análise de dados quantitativa. O resultado da avaliação demonstrou que os jogadores tiveram uma boa experiência ao jogar, considerando um jogo de qualidade, e, no geral, obtendo uma percepção positiva de aprendizado em relação às formas de prevenção da COVID-19.

Palavras-chave:

Covid-19, Prevenção, Jogos sérios, MDA, Retórica procedural, MEEGA+, Variantes

 

Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/JogosSaudeFull/208653.pdf