DE ALCANTARA GIMENEZ, PAULO JOSÉ. Busca como Processo de Aprendizagem (BPA) no Contexto de Comunidades de Perguntas e Respostas (CQA). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro.
Dissertação Paulo José de Alcântara Gimenez.pdf
Dissertação de Mestrado
Busca como Processo de Aprendizagem (BPA) no Contexto de Comunidades de Perguntas e Respostas (CQA)
Autor
Paulo José de Alcantara Gimenez (UNIRIO)
Resumo
As Comunidades de perguntas e respostas (CQA) cumprem um importante papel de fonte de informação confiável e possuem conhecimentos crowdsourced, validados por pares de especialistas nos assuntos na própria comunidade. Normalmente elas são acionadas a partir de mecanismos de buscas da Web, devido à natureza da busca em formato de pergunta, que aproxima as buscas das postagens em meio a demais fontes como resultados da busca. Em uma busca mais complexa, como nos cenários de busca como um processo de aprendizagem (BPA), de caráter predominantemente exploratório, há uma exigência metacognitiva maior, face à necessidade de navegar, filtrar, selecionar, avaliar, agregar e explorar muitos resultados da busca sobre o conhecimento (nestes casos, geralmente técnico) necessário. Diferente de outros trabalhos relacionados, que fazem uso extensivo de questionários, logs e dados massivos de pouca profundidade, neste estudo, adotamos uma abordagem qualitativa através da Teoria Fundamentada em Dados Construtivistas, em que utilizamos o Think Aloud Protocol(TAP) e a Intensive Interviewing na coleta dos dados, para obter um conjunto de dados mais rico a partir da interação de usuários com o ambiente utilizado, representando a experiência dos participantes na busca por informação através da Web com base em CQA. O ambiente para a aplicação da pesquisa foi construído através da customização do sistema de buscas Google Search para utilização nas sessões práticas das buscas. Para avaliar com maior ênfase a relevância da CQA nesse cenário, controlamos o fluxo de informações para os usuários ao restringir os resultados às principais CQA levantadas da literatura e Internet. A análise, considerou a interação e entrevistas com dezessete participantes de pós-graduação em sistemas de informação, representando 10% da população total, que atendiam ao critério de saturação teórica definido. Como resultado, temos principalmente a contribuição de uma análise qualitativa da aprendizagem de usuários a partir da busca Web como processo de aprendizagem utilizando CQA. Além disso, temos contribuições científicas pela extensão da taxonomia de estados de consulta e do modelo de busca exploratória ESKiP, técnicas pelo ambiente customizado e os processos de transcrição automatizada, e teóricas pela associação dos Princípios de Influência de Autoridade e Consenso com a compreensão da CQA através da Teoria de Comunidades de Práticas. Como achados deste estudo, temos que os participantes com maior familiaridade com a CQA a usam com maior frequência, as perguntas detalhadas e respostas bem elaboradas contribuem para a aprendizagem, existe maior dificuldade no alinhamento da intenção de busca com a avaliação da pergunta na trilha quando envolve a compreensão de conceitos, e que há uma percepção majoritária de inadequação das trilhas em CQA para aprendizagem de indivíduos iniciantes no assunto, requerendo a existência de outros tipos de conteúdos para preencher a lacuna de conhecimento.
Palavras-chave:
Busca na Web, Comunidades de Perguntas e Respostas, Aprendizagem Informal, Busca como processo de aprendizagem, Searching as Learning, Sistemas de Informação.