Valores em Jogos Baseados em Processos de Prestação de Serviços Públicos Brasileiros

ANSSEN, FABRICIO LUIZ VILLELA. Valores em jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos brasileiros´ 28/04/2020. Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: UNIRIO
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Dissertação de Mestrado

Valores em Jogos Baseados em Processos de Prestação de Serviços Públicos Brasileiros

 

Autor

Márcio Rocha Ferreira (UNIRIO)

 

Resumo

No Brasil, diversas iniciativas têm surgido para promover o diálogo de cidadãos e instituições públicas por meio do uso de tecnologia. A aproximação desses atores é um desafio, principalmente considerando a realidade de baixa escolaridade do povo brasileiro. Pesquisas exploram o potencial de jogos digitais como uma alternativa para essa interação. Neste contexto, o CIBERDEM (Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia) produziu o “Play your Process” (PYP), um método cujo objetivo é sistematizar o design de jogos digitais com propósito, baseados em processos de negócio, como os de prestação de serviços públicos. Durante estudos com o PYP, observou-se que um dos aspectos importantes para a eficácia dos jogos construídos para este fim, são os valores que eles transmitem, sendo sugerido que o estudo a respeito de como projetá-los nestes jogos fosse aprimorado. Sendo assim, essa pesquisa objetiva responder à questão: “Como projetar valores humanos em jogos digitais baseados em processos de prestação de serviços públicos brasileiros, de forma sistematizada?” Para isto, utilizou-se a abordagem epistemológica-metodológica Design Science Research (DSR), que resolve problemas de forma prática, ao mesmo tempo que gera conhecimento científico. O resultado da pesquisa foi a proposição de um artefato para ser integrado ao método PYP, que recebeu o nome de “Play Your Process – With Values” (PYPwV), composto de três subprocessos que se baseiam na metodologia americana “Values at Play” (VAP), ou Valores no Jogo. Também foi gerado um recurso de apoio ao processo, o “Values at Play Brasil” (VAPBr), um deck composto por 25 cartas, inspirado no jogo “Grow-a-Game” (GaG) e que se trata de uma ferramenta de brainstorm, criada com o objetivo de ajudar designers a pensarem valores para seus projetos. O PYPwV demonstrou capacidade de permitir descobrir e projetar valores em jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos, bem como demonstrou sua utilidade para game designers.

Palavras-chave:

Design de Jogos, Jogos com Propósito, Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, Prestação de Serviços Públicos, Valores, Ciberdemocracia.

 

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