Convidamos para a Defesa de Tese de Doutorado:
DATA/HORA DE DEFESA: 13/04/2022 09:00h
LOCAL: https://zoom.us/j/97380782589?pwd=WWNINFNXVUlvbERVOCtPSEZMcUh1QT09
CANDIDATO: César Augusto Rangel Bastos
ORIENTADOR: Sean Wolfgand Matsui Siqueira
TÍTULO DA TESE: Ensinando e Aprendendo com Tecnologia, Processo Baseado em Design e Foco nos Participantes: Uma Pesquisa-Formação baseada na Ciência do Design
RESUMO:
Nas últimas décadas, os dispositivos eletrônicos conectados provocaram mudanças de hábitos e de paradigmas na sociedade. Urnas eletrônicas, bilhetes eletrônicos, comércio eletrônico, entre outras transformações, caracterizam a sociedade moderna cada vez mais integrada e dependente da tecnologia no dia a dia. Os professores convivem com situações do mundo real mediadas, solucionadas, mitigadas ou apoiadas por tecnologia no contexto da educação. Nesta pesquisa, abordamos um problema prático relacionado ao contexto atual dos alunos e a dificuldade dos professores em proporcionarem experiências que considerem o contexto de Cibercultura. Investigamos se os três pilares da pesquisa: Tecnologia, Processo baseado em Design e Foco nos participantes da aprendizagem podem apoiar a integração das práticas docentes com o contexto dos alunos. Como solução, os três pilares serviram de suporte para investigar como projetar uma realidade diferente, modificada por artefatos desenvolvidos para resolver problemas práticos. Nesse contexto, adotamos a abordagem de Pesquisa Participativa, com posição epistemológica de Design Science Research (DSR), bricolada com Pesquisa-Ação, Pesquisa-Formação e com a abordagem Construcionista. Isso posto, essa pesquisa descritiva, com caráter qualitativo tem a finalidade de explorar a construção de conhecimento, reflexões dos professores e mudanças em suas práticas, a partir dos três pilares considerados. Aplicamos o artefato, do tipo Modelo, em disciplinas de curso de formação docente e coletamos os dados através de formulários e interações nas disciplinas. Concluímos que o artefato desenvolvido e validado nos ciclos de investigação da pesquisa, com a participação dos cursistas, é funcional e pode ser utilizado em vários contextos de educação. O artefato apoiou os cursistas na integração das práticas docentes com a realidade dos seus alunos confirmando as conjecturas teóricas. Verificamos que os cursistas refletiram sobre sua prática pedagógica e desenvolveram propostas de atividades e planejamentos com base nos pilares desta pesquisa, observando a Educação como um processo de design. Dentre as contribuições destacamos: um modelo de projeto de ensino e aprendizagem baseado em tecnologias digitais, com um processo baseado em design e foco nos participantes da aprendizagem; uma experiência de bricolagem de DSR, Pesquisa-Ação e Pesquisa-Formação e uma nova disciplina para o curso de formação de professores.
Palavras-chave: Tecnologia. Design Science Research. Pesquisa-ação. Pesquisa-formação. Design da aprendizagem. Experiência de aprendizagem.
BANCA EXAMINADORA:
– Sean Wolfgand Matsui Siqueira, UNIRIO
– Mariano Pimentel, UNIRIO
– Tadeu Moreira de Classe, UNIRIO / UFF
– Fábio Ferrentini Sampaio, ULISBOA
– Sandrelena da Silva Monteiro, UFJF