Defesa de Dissertação: Luis Villaça

Convidamos para a Defesa de Dissertação de Mestrado:

DATA/HORA DE DEFESA: 05/09/2019 14:30h
LOCAL: Sala de Defesas do PPGI-UNIRIO
CANDIDATO: Luis Henrique Neves Villaça
ORIENTADOR após 15/08/2018: Sean Wolfgand Matsui Siqueira
ORIENTADOR até 15/08/2018: Leonardo Guerreiro Azevedo
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: An Application Architecture Model For Event Processing Agent Compositions On Real Time Streaming Analytics Solution

RESUMO:
As arquiteturas de Processamento de Eventos Complexos (CEP, ou Complex Event Processing), mostram alta aplicabilidade em cenários de Processamento Analítico sobre streaming (processamento por fluxos) em tempo real – onde um grande volume de eventos é processado em tempo quase instantâneo de forma escalável e eficiente. No entanto, esses casos geralmente incluem uma infraestrutura distribuída e lidam frequentemente com dados heterogênos que podem transitar por fluxos de execução sofisticados. Embora diretrizes e modelos para arquiteturas CEP com base em elementos de definição independentes de plataforma tenham sido propostos na academia e na indústria, a composição dos elementos interoperáveis e responsáveis pelo processamento de eventos, conhecidos como EPA (ou Event Processing Agent), permanece um desafio. Não há um modelo CEP que abranja e elucide aspectos relacionados a essa composição. Assim, este trabalho propõe um novo modelo que trata a lacuna relacionada à composição desses agentes. Além disso, o modelo contempla benefícios abordados pela academia e pela indústria, como construções de processamento reativo baseadas em streams e EPA especializados (por exemplo, para atividades de filtragem, transformação e detecção de padrões). Ele serve como uma referência para auxiliar arquitetos e desenvolvedores de sistemas a projetar componentes escalonáveis e desacoplados, integrados para atender a requisitos de processamento em alta escala (Big Data). O modelo proposto foi aplicado em um caso real de captura, via streaming, de eventos de utilização de mais de duzentas aplicações em uma grande empresa. Agentes (EPA) foram compostos numa solução de modo que uns atuam como sensores para prover essa captura, e outros consolidam e agregam os dados a fim de alimentar um dashboard de monitoramento de aplicações. Em particular, o modelo proposto destacou como componentes críticos CEP devem ser projetados e integrados por meio de composições de nós EPA, e foi o fator chave para a construção dessa solução. Nossa proposta também foi avaliada qualitativamente por especialistas da indústria, em termos de sua capacidade em atender a treze requisitos de streaming analítico em tempo real.

Palavras-chave: Arquitetura orientada a eventos, Processamento por fluxos de dados em tempo real, Composição de agentes de processamento de eventos.

 

BANCA EXAMINADORA:
Sean Wolfgand Matsui Siqueira, UNIRIO
Rodrigo Pereira dos Santos, UNIRIO
Geraldo Zimbrão da Silva, UFRJ