Uso de Comunidades de Perguntas e Respostas para Explorar Conceitos na Aprendizagem de Computação

GIMENEZ, P. J. A. ; SIQUEIRA, S. W. M. . Uso de Comunidades de Perguntas e Respostas para Explorar Conceitos na Aprendizagem de Computação. In: XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação ? SBIE 2022, 2022, Manaus. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2022. v. 1. p. 162-174. doi: 10.5753/sbie.2022.225026


Uso de Comunidades de Perguntas e Respostas para Explorar Conceitos na Aprendizagem de Computação

Autores

Paulo José A. Gimenez (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

 

Resumo

Comunidades de perguntas e respostas (CQA) online cumprem um papel de fonte de conhecimentos e provimento de informações confiáveis, devido à natureza crowdsourced e de trilhas de informação em formato de pergunta. Nesse trabalho, investigamos o uso da CQA Stack Overflow sobre a linguagem C na aprendizagem informal de conceitos em Computação. Empregamos a abordagem de pesquisa qualitativa com uso da Teoria Fundamentada em Dados Construtivista. Realizamos sessões observacionais com apoio do método Think Aloud Protocol e entrevistas com a técnica Intensive Interviewing. Codificamos os dados coletados com o método de comparação constante. O grupo de participantes voluntários foram estudantes de pós-graduação de Computação, com experiência prática de desenvolvimento de sistemas. Como achados deste estudo, as perguntas detalhadas e respostas bem elaboradas contribuem para a aprendizagem de conceitos de Computação. Entretanto, há uma percepção majoritária de inadequação das trilhas em CQA para aprendizagem de indivíduos iniciantes no assunto, apesar de servirem como material técnico complementar.

Palavras-chave:

CQA, Aprendizagem informal, Conhecimentos em computação, Aprendizagem autorregulada, Aprendizagem em computação

 

doi: 10.5753/sbie.2022.225026