Google, se reordene e me ajude a aprender: Critérios de relevância para reordenar resultados de busca como um processo de aprendizagem

PINELLI, CLEBER ; TIBAU, MARCELO ; SIQUEIRA, Sean . Google, se reordene e me ajude a aprender: Critérios de relevância para reordenar resultados de busca como um processo de aprendizagem. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019). Porto Alegre: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação – SBC), 2019. v. 30. p. 576-585. doi: 10.5753/cbie.sbie.2019.576


Google, se reordene e me ajude a aprender: Critérios de relevância para reordenar resultados de busca como um processo de aprendizagem

Autores

Cleber Pinelli (UNIRIO)
Marcelo Tibau (UNIRIO)
Sean Siqueira (UNIRIO)

Resumo

As ferramentas de busca podem auxiliar as pessoas na condução de tarefas de aprendizagem informal, contudo os critérios usados para o ranqueamento de seus resultados estão voltados a prover respostas factuais e pouco processuais. Neste contexto, este artigo apresenta critérios de relevância, baseados em teorias de aprendizagem, para apoiar uma reordenação dos resultados da busca quando há intenção de aprendizado. Para avaliar a aplicabilidade da proposta, foi utilizado um questionário contendo um comparativo entre exemplos de páginas de resultado de busca da Google e sua versão modificada. A pesquisa evidenciou que o resultado reordenado foi melhor aceito, sobretudo por aqueles que possuem maior habilidade de busca. Isto pode ser um indicativo de que reorganizar o resultado de buscas com base em teorias de aprendizagem pode apoiar a aprendizagem informal.

Palavras-chave:

Ferramentas de busca, Busca como um processo de aprendizagem, Searching as Learning, Aprendizagem informal, Reordenação, Teorias de Aprendizagem

 

doi: 10.5753/cbie.sbie.2019.576