Um modelo de controle de notificações em smartphones visando redução do estresse tecnológico

Projeto de pesquisa “Um modelo de controle de notificações em smartphones visando redução do estresse tecnológico”.

Pesquisadores:

  1. Ramon Moreno Ferrari –  link Lattes; e-mail: ramon.ferrari@edu.unirio.br
  2. Sean Wolfgand Matsui Siqueira – link Lattes; e-mail: sean@uniriotec.br

CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética): 58771222.7.0000.5285
Aprovação do CEP da UNIRIO/CONEP: Data: 26/05/2022, Número do Parecer: 5.433.354

 

O contexto desta pesquisa é a intensa situação de stress vivenciada pelas pessoas devido ao uso abusivo de tecnologias, em circunstância acentuada da adoção do home office por companhias e instituições governamentais e de ensino induzida pela pandemia da COVID-19 [1]. Além das consequências em saúde pública próprias de uma pandemia, a COVID-19 expôs a população a diversos efeitos de fragilidade emocional, sobrecarga de trabalho e estresse tecnológico (technostress) [2, 3].

O problema abordado por esta pesquisa, especificamente, refere-se aos mecanismos de controle de notificações em smartphones. Através de notificações, o smartphone informa proativamente o usuário sobre uma variedade de eventos [6]. Tal recurso é particularmente explorado em aplicativos de comunicação, e muitas vezes demanda a atenção do usuário em momentos inoportunos, eventualmente cruzando o limite do “irritante” [6, 7]. De fato, smartphones recebem dezenas a centenas de notificações diariamente [8]. Além disso, destaca-se que o som,a vibração ou apenas o iluminar da tela pelo recebimento de uma notificação são o suficiente para chamar a atenção do usuário [9]. Ragu-Nathan et al. [10] argumentam que o usuário, ao lidar com múltiplas fontes de informações com o smartphone sofrem de sobrecarga aumentada de informação, uma expressiva e conhecida fonte de estresse tecnológico [10, 5].

Propõe-se um modelo, executável e programável, que ajude a controlar as notificações a partir do contexto e preferência dos usuários, visando combater o estresse tecnológico – efeito negativo do uso da tecnologia sobre os usuários.

O primeiro instrumento metodológico será um questionário do tipo survey – https://slotogate.com/es/slot/movil/, visando inicialmente prospectar características demográficas dos participantes, em seguida entender os constructos de estresse tecnológico e distração relacionada ao smartphone, a partir de traduções e adaptações de questionários já validados e bem estabelecidos em literatura. Além disso, algumas variáveis ou aspectos para o nosso modelo, mapeados até então por pesquisa bibliográfica, serão avaliados e testados a partir das respostas dos usuários ao questionário. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido  (TCLE) desta etapa está disponível em TCLE_Fase1_Questionario, em formato digital.

Em etapa posterior, em entrevistas semiestruturadas, os participantes serão solicitados a avaliar suas preferências para recebimento de notificações num teste do software/modelo concebido, em uma variedade de situações hipotéticas, testando uma ampla gama de variáveis do modelo concebido. Candidatos possíveis da Fase II (entrevistas) serão candidatos da Fase I (questionários) que concordaram previamente em serem convidados para entrevistas, por e-mail ou redes sociais. Destes, serão selecionados aleatoriamente 20 usuários para compor a amostra das entrevistas, através de convite e envio prévio e aceitação dos TCLE.

 

[1] Abhinav Mehrotra et al. “My Phone and Me: Understanding People’s Receptivity to Mobile Notifications”. Em: Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, mai. de 2016.

[2] Alexander Richter. “Locked-down digital work”. en. Em: International Journal of Information Management. Impact of COVID-19 Pandemic on Information Management Research and Practice: Editorial Perspectives 55 (dez. de 2020).

[3] Alireza Sahami Shirazi et al. “Large-scale assessment of mobile notifications”. en. Em: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Toronto Ontario Canada: ACM, abr. de 2014.

[4] Chunjong Park et al. “Don’t Bother Me. I’m Socializing! A Breakpoint-Based Smartphone Notification System”. Em: Proceedings of the 2017 ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work and Social Computing. CSCW ’17.

[5] Damian F. Santomauro et al. “Global prevalence and burden of de pressive and anxiety disorders in 204 countries and territories in 2020 due to the COVID-19 pandemic”. English. Em: The Lancet 398.10312 (nov. de 2021).

[6] Denise Filippo, Mariano Pimentel e Jacques Wainer. “Metodologia de pesquisa científica em sistemas colaborativos”. pt. Em: Sistemas co- laborativos. Elsevier-Campus-SBC. Organizado por: Mariano Pimentel e Hugo Folks, 2011, p. 26.

[7] J. Brailovskaia e J. Margraf. “The relationship between burden caused by coronavirus (Covid-19), addictive social media use, sense of control and anxiety”. eng. Em: Computers in Human Behavior 119 (jun. de 2021).

[8] Lauren Norrie e Roderick Murray-Smith. “Impact of Smartphone Notification Display Choice in a Typing Task”. Em: Proceedings of the 17th International Conference on Human-Computer Interaction with Mobile Devices and Services Adjunct. MobileHCI ’15. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2015.

[9] Markus Salo e Henri Pirkkalainen. “Formation and Mitigation of Technostress in the Personal Use of IT”. en. Em: MIS Quartely 46 (2022).

[10] Martin Pielot, Karen Church e Rodrigo de Oliveira. “An in-situ study of mobile phone notifications”. en. Em: Proceedings of the 16th international conference on Human-computer interaction with mobile devices & services – MobileHCI ’14. Toronto, ON, Canada: ACM Press, 2014.

[11] Monideepa Tarafdar et al. “The Impact of Technostress on Role Stress and Productivity”. Em: Journal of Management Information Systems 24.1 (2007).

[12] Shalini Misra et al. “The iPhone Effect: The Quality of In-Person Social Interactions in the Presence of Mobile Devices”. Em: Environment and Behavior 48.2 (fev. de 2016).

[13] T. S. Ragu-Nathan et al. “The Consequences of Technostress for End Users in Organizations: Conceptual Development and Empirical Validation”. Em: Information Systems Research 19.4 (2008).

[14] Tilo Westermann, Sebastian Möller e Ina Wechsung. “Assessing the Relationship between Technical Affinity, Stress and Notifications on Smartphones”. Em: Proceedings of the 17th International Conference on Human-Computer Interaction with Mobile Devices and Services Adjunct. MobileHCI ’15. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, ago. de 2015