Microlearning e IA Generativa na Educação Online: Fragmentação, Sequenciamento e Adaptação de Conteúdos para Aprendizagem Centrada no Aluno

GIMENEZ, Paulo J. A.; SIQUEIRA, Sean W. M.. Microlearning e IA Generativa na Educação Online: Fragmentação, Sequenciamento e Adaptação de Conteúdos para Aprendizagem Centrada no AlunoIn: Workshop de Pós-Graduação: Graduate Students Experience (STUDX@CBIE 2024), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais estendidos do XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 314-319. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240942.


Microlearning e IA Generativa na Educação Online: Fragmentação, Sequenciamento e Adaptação de Conteúdos para Aprendizagem Centrada no Aluno

Autores

Paulo J. A. Gimenez (UNIRIO)
Sean W. M. Siqueira (UNIRIO)

Resumo

Este estudo propõe um framework para aplicar micro aprendizagem em ambientes educacionais online usando IA generativa. Exploramos uma lacuna na literatura sobre a otimização de conteúdos educacionais em formatos curtos e focados. Propomos uma solução que fragmente, organize, sequencie e adapte esses conteúdos para atender às necessidades de cada aluno, considerando a carga cognitiva e a complexidade dos tópicos. A metodologia de pesquisa será Design Science Research (DSR), envolvendo o desenvolvimento e avaliação da aplicação do framework mediante experimentos com alunos. Espera-se que os resultados avancem a educação online, oferecendo insights para o design de experiências de aprendizagem mais eficazes e eficientes.

Palavras-chave:

Microaprendizagem; IA Generativa; Fragmentação de Conteúdo; Sequenciamento Pedagógico; Educação Online

 

doi: 10.5753/cbie_estendido.2024.244295