CLASSE, TADEU ; PEREIRA, FABRÍCIO ; SIQUEIRA, Sean . Usando Expansão de Buscas na Aquisição de Material Para Aulas – Um Estudo Exploratório. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2019, Brasília. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Porto Alegre: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação – SBC), 2019. v. VIII. p. 861-870. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.861

Tadeu Classe (UNIRIO)
Fabrício Pereira (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Professores costumam buscar materiais para suas aulas usando a Internet, mas nem sempre os resultados são relevantes para o ensino. No contexto de aquisição de material didático para uma aula, este estudo exploratório objetiva comparar buscas usuais pelo tópico da aula com buscas utilizando técnicas de expansão de busca. Para isso, foi feito um questionário com professores a partir dos resultados obtidos destes métodos de buscas. Foi observado que não é possível dizer que os métodos de expansão foram mais relevantes que as buscas usuais. Contudo, os professores indicaram uma necessidade de mecanismos para melhorar a relevância de resultados para buscas voltadas ao ensino, o que identifica uma oportunidade de pesquisa.

Expansão de busca, Material didático, Questionário

doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.861