LOUTFI, M. S.; SIQUEIRA, S. W. M. . Viciado em Mídas Sociais? Uma Adaptação do Internet Addiction Test (IAT) para Uso Problemático de Mídia Social. GESTÃO.Org – Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 22, n. 1, p. 1-23, 2024. doi: 10.51359/1679-1827.2024.263263
Viciado em Mídas Sociais? Uma Adaptação do Internet Addiction Test (IAT) para Uso Problemático de Mídia Social
Autores
Marcelo Soares Loutfi (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Resumo
Objetivo: Este estudo visa abordar a crescente problemática do uso excessivo das mídias sociais, desenvolvendo o Social Media Addiction Test (SMAT), um questionário específico para identificar o vício em mídias sociais.
Método/abordagem: Adaptamos o Internet Addiction Test (IAT) para criar o SMAT, composto por 25 itens, com a adição de 5 questões focadas nas particularidades das interações nas plataformas de mídia social. O SMAT foi aplicado a 90 participantes maiores de 18 anos durante um período de 11 dias. A validade da estrutura teórica do modelo proposto foi verificada por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e outras abordagens estatísticas.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Os resultados confirmaram a validade do SMAT, destacando seu potencial como uma ferramenta prática para a identificação e tratamento do vício em mídias sociais. O SMAT pode contribuir significativamente para a promoção do bem-estar e da saúde mental dos indivíduos.
Originalidade/relevância: Este estudo preenche uma lacuna na literatura existente ao proporcionar um instrumento específico para a avaliação do vício em mídias sociais, algo que é de crescente relevância na sociedade atual.
Palavras-chave:
vício em mídias sociais; social media addiction test; smat and internet addiction test; saúde mental; bem-estar
doi: 10.51359/1679-1827.2024.263263