BASTOS, C. A. R. ; SIQUEIRA, S. W. M. . Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 28, p. 573-595, 2020. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.573

César Augusto Rangel Bastos (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Nas salas de aula é comum ouvir alunos reclamando de aulas monótonas e com metodologias ultrapassadas, enquanto professores reclamam da falta de motivação dos alunos. Este distanciamento entre a realidade dos alunos (imersos em uma cibercultura) com as práticas pedagógicas vem sendo pesquisado para que haja uma integração entre estes aspectos e se desenvolva uma educação de melhor qualidade. No trabalho apresentado neste artigo, investigamos três pilares para esta integração: tecnologia, Design Thinking e Experiência do Usuário. Consideramos um cenário de formação docente (curso) que explora estes três pilares. Seguimos uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa-formação. A partir da análise do discurso dos cursistas em fóruns de discussão e relatórios textuais, apresentamos o resultado de sua construção de conhecimento em relação a estes três pilares e destacamos trechos de seus relatos que apresentam reflexões e possíveis mudanças nos conteúdos e práticas pedagógicas, bem como nos sujeitos em formação. Destacamos como principais impactos deste trabalho: o regaste da motivação de professores e alunos, a construção de conhecimento de forma crítica e criativa, e a aprendizagem mais significativa e centrada no estudante.

Formação Docente; Design Thinking; Experiência do Usuário; Pesquisa-Formação

doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.573