A Relevância e a Relação de Pensamento Computacional e Educação Financeira na Educação Básica Brasileira: Um Levantamento sobre o Entendimento dos Estudantes de Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Educação

LIMA, ANTONIO ALEXANDRE ; SIQUEIRA, SEAN WOLFGAND MATSUI ; S. N. NUNES, MARIA AUGUSTA . A Relevância e a Relação de Pensamento Computacional e Educação Financeira na Educação Básica Brasileira: Um Levantamento sobre o Entendimento dos Estudantes de Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Educação. In: Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, 2022, Brasil. Anais do I Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. v. 1. p. 151-162. doi: 10.5753/wpci.2022.227561


A Relevância e a Relação de Pensamento Computacional e Educação Financeira na Educação Básica Brasileira: Um Levantamento sobre o Entendimento dos Estudantes de Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Educação

Autores

Antonio Alexandre Lima (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Maria Augusta S. N. Nunes (UNIRIO)

Resumo

Pelas linhas da educação, a integração do Pensamento Computacional (PC) e da Educação Financeira (EF) favorecem a inclusão e, como temas inseridos recentemente na Educação Básica brasileira, poucos são os estudos que investigam o que entendem os profissionais da área de educação sobre tais temas (PC e EF), tanto isolados quanto integrados. Para preencher esta lacuna foi realizado um levantamento com a aplicação de questionário espontaneamente respondido por 30 alunos brasileiros das áreas de Pedagogia, licenciatura em Matemática e Educação. Os resultados mostram que 41% entendem o que é PC, 90% entendem o que é EF e 72% percebem a possibilidade da integração desses temas na Educação Básica brasileira.

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Educação Financeira, Educação Básica

 

doi: 10.5753/wpci.2022.227561