RANGEL BASTOS, CESAR AUGUSTO. Ensinando e Aprendendo com Tecnologia: Uma pesquisa-formação baseada na ciência do design. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro.
Tese Cesar Augusto Rangel Bastos.pdf
Tese de Doutorado
Ensinando e Aprendendo com Tecnologia: Uma pesquisa-formação baseada na ciência do design
Autor
César Augusto Rangel Bastos (UNIRIO)
Resumo
Nas duas últimas décadas, os dispositivos eletrônicos conectados em rede provocaram mudanças de hábitos e de paradigmas na sociedade. Urnas eletrônicas, bilhetes eletrônicos, comércio eletrônico, entre outras transformações, caracterizam a sociedade moderna cada vez mais integrada e dependente da tecnologia no dia a dia. Os professores convivem com situações do mundo real mediadas, solucionadas, mitigadas ou apoiadas por tecnologia digital em rede no contexto da educação. Nesta pesquisa, abordamos um problema prático relacionado ao contexto atual dos alunos e à dificuldade dos professores em proporcionar experiências que considerem o contexto de cibercultura. Investigamos se os três pilares da pesquisa – Tecnologia, Processo baseado em design e Foco nos participantes da aprendizagem – podem apoiar a integração das práticas docentes com o contexto dos alunos. Como solução, os três pilares serviram de suporte para investigar como projetar uma realidade diferente, modificada por artefatos desenvolvidos para resolver problemas práticos. Nesse contexto, adotamos a abordagem de pesquisa participativa, com posição epistemológica de Design Science Research (DSR), bricolada com pesquisa-ação, pesquisa-formação e com a abordagem construcionista. Isso posto, essa pesquisa exploratória, com caráter qualitativo, tem a finalidade de explorar a construção de conhecimento, reflexões dos professores e mudanças em suas práticas, a partir dos três pilares considerados. Aplicamos o artefato, do tipo abordagem, em disciplinas de curso de formação docente e coletamos os dados através de formulários e interações nas disciplinas. Concluímos que o artefato desenvolvido e validado nos ciclos de investigação da pesquisa, com a participação dos cursistas, é funcional e pode ser utilizado em vários contextos de educação. O artefato apoiou os cursistas na integração das práticas docentes com a realidade dos seus alunos corroborando as conjecturas teóricas. Verificamos que os cursistas refletiram sobre sua prática pedagógica e como designers de experiências de aprendizagem desenvolveram propostas de atividades e planejamentos com base nos pilares desta pesquisa, observando a educação como um processo de design. Entre as contribuições destacamos: uma abordagem de projeto de ensino e aprendizagem baseada em tecnologias digitais, com um processo baseado em design e foco nos participantes da aprendizagem; uma experiência de bricolagem de DSR, pesquisa-ação e pesquisa-formação e uma nova disciplina para o curso de formação de professores.
Palavras-chave:
Tecnologia, Design Science Research, Pesquisa-ação, Pesquisa-formação, Design da aprendizagem, Experiência de aprendizagem.
Tese Cesar Augusto Rangel Bastos.pdf