Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa

CASTRO, RONNEY MOREIRA DE. Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa. 13/08/2019. Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro.
Tese Ronney Moreira de Castro.pdf

Tese de Doutorado

Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa

O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação nas últimas décadas tem afetado os processos de ensino e aprendizagem, exigindo mudanças dos professores em suas práticas docentes. Na área de Computação, problemas relacionados à didática dos docentes estão entre os fatores que levam aos altos índices de evasão. Esse trabalho apresenta a proposta de uma Didática da Computação na perspectiva da Aprendizagem Ativa (AA), priorizando o conceito de didática como prática pedagógica (ou prática docente). Sua concepção traz uma análise dos documentos da legislação para Cursos da Área da Computação no Brasil, um Mapeamento Sistemático envolvendo os principais eventos em Informática e Educação no país com objetivo de encontrar técnicas de AA, além de uma nova classificação de tais técnicas. Considerando categorias emergentes das relações entre os elementos do triângulo didático (Aluno – Professor – Conteúdo) foi concebido um Hexágono da Didática da Computação, uma representação que possibilita um olhar integrado dos vértices e diagonais e aponta que, ao considerar o planejamento como o espaço-tempo de interconexão entre o saberfazer docente, torna possível e desejável um processo de ensino e aprendizagem para os cursos de Computação na perspectiva da AA. Por fim são apresentadas entrevistas com docentes de forma promover uma reflexão sobre a prática docente com base no Hexágono proposto.

Aprendizagem Ativa, Didática da Computação, Educação, Ensino, Técnicas de Aprendizagem.

Tese Ronney Moreira de Castro.pdf