Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros

JANSSEN, FABRÍCIO ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; ARAUJO, RENATA MENDES DE . Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2021, Brasil. Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2021). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 172-181. doi: 10.5753/sbgames_estendido.2021.19637


Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros

Autores

Fabrício Janssen (UNIRIO)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Renata Mendes de Araujo (UPM & USP)

Resumo

Este trabalho faz parte de um programa de pesquisa que explora o potencial de jogos digitais para a interação entre cidadãos e processos de prestação de serviços públicos. Durante estudos, observou-se que um dos aspectos importantes para a eficácia dos jogos construídos, são os valores que eles transmitem. Assim, a questão de pesquisa do presente de trabalho está em como projetar, de forma sistematizada, valores humanos em jogos digitais baseados em processos de negócio para o contexto de processos públicos brasileiros. Para isto, propôs-se o “Play Your Process – With Values” (PYPwV), um conjunto de atividades inspiradas na metodologia Values at Play (VAP), que consistem em auxiliar game designers a descobrirem e projetarem valores humanos em jogos digitais baseados em processos de prestação de serviços públicos e depois verificarem se os mesmos foram percebidos pelo usuário final. A base para o projeto de valores nos jogos são as narrativas, pois o brasileiro é consumidor voraz do gênero telenovela. A atividade de projeção de valores foi avaliada por meio de um questionário enviado a 40 game designers, para que estes tentassem definir elementos básicos para a narrativa de um jogo. Foram recebidas 5 respostas, que validaram a utilidade do PYPwV no seu propósito.

Palavras-chave:

Design de Valores, Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, Serviços Públicos, Serviços Públicos Brasileiros, VAPBr, Play Your Process

 

doi: 10.5753/sbgames_estendido.2021.19637