Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa

CASTRO, R. M. ; CLASSE, T. M. . Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa. In: Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), 2021, Evento Online. Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 71-80. doi:10.5753/wei.2021.15898


Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa

Autores

Ronney Moreira Castro (UNIRIO)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)

Resumo

Auditoria de sistemas é uma disciplina da área de computação predominantemente teórica, a qual, devido as aulas remotas da COVID-19, se tornou ainda mais expositiva. Neste contexto, o uso de técnicas de Aprendizagem Ativa pode auxiliar nas aulas, criando meios em que os próprios alunos reflitam e discutam conteúdos entre si. Este artigo apresenta um relato de aplicação da técnica de sala de aula invertida, no qual os alunos, ao assistirem a série Onisicente da Netflix, buscaram identificar as falhas de segurança organizacional, construindo matrizes de risco auditando a empresa. A atividade permitiu aos alunos terem um vislumbre do dia-a-dia de uma empresa, sendo eles os próprios auditores, como em um caso de uso real. Assim, conseguiram identificar elementos para compor a matriz de risco da empresa Onisicente. Ao serem questionados sobre a atividade relataram que a atividade foi uma forma diferente de aprender, sendo prazerosa e desafiadora ao mesmo tempo, além de trazer um meio criativo de engajar os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave:

Auditoria de Sistemas, Netflix, Aprendizagem Ativa

 

doi: 10.5753/wei.2021.15898