CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, R. M. . Técnicas e Conceitos de Business Intelligence Para Avaliação em Jogos Educacionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 718-727. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/EducacaoFull/208798.pdf
Técnicas e Conceitos de Business Intelligence Para Avaliação em Jogos Educacionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Autores
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Ronney Moreira Castro (UNIRIO)
Resumo
Jogos educacionais são considerados ferramentas úteis para a transmissão de objetos de aprendizado, de maneira lúdica, sendo usados por muitos professores em suas salas de aulas. Tais jogos produzem uma variada quantidade de dados, os quais poderiam fornecer informações úteis sobre indicativos de aprendizagem dos alunos. No campo organizacional, técnicas e conceitos de business intelligence são aplicadas a grandes massas de dados gerando informações cruciais para tomada de decisões. Neste sentido, o uso destas técnicas aplicadas aos jogos educativos pode gerar oportunidades para a tomada de decisão dos docentes. Por meio de um mapeamento sistemático da literatura, esta pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar trabalhos que apliquem técnicas de business intelligence à avaliação destes jogos. Foram encontrados 244 trabalhos, os quais, após as etapas de seleção e aceitação, resultaram em 10 trabalhos. A partir deles, foi possível observar o learning analytics, dentro outras técnicas dispersas entre os anos de 2001 a 2020, predominantemente em conferências e periódicos.
Palavras-chave:
Jogos educacionais, Business Intelligence, Avaliação de jogos educacionais, Mapeamento sistemático de literatura
Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/EducacaoFull/208798.pdf