Metodologias, Técnicas, Ambientes e Tecnologias Alternativas Utilizadas no Ensino de Algoritmos e Programação no Ensino Superior no Brasil

CASTRO, RONNEY MOREIRA DE ; SIQUEIRA, Sean . Metodologias, Técnicas, Ambientes e Tecnologias Alternativas Utilizadas no Ensino de Algoritmos e Programação no Ensino Superior no Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2019, Brasília. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Porto Alegre: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação – SBC), 2019. v. VIII. p. 228-237. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.228


Metodologias, Técnicas, Ambientes e Tecnologias Alternativas Utilizadas no Ensino de Algoritmos e Programação no Ensino Superior no Brasil

Autores

Ronney Moreira de Castro (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de explorar metodologias, técnicas, ambientes e tecnologias alternativas para aulas de Algoritmos e Programação. Para tanto, foi realizado um mapeamento da literatura com o objetivo de identificar alternativas que são usadas para ensinar essas disciplinas. O artigo traz também informações mais detalhadas das metodologias, técnicas, ambientes e tecnologias, e ilustra sua aplicabilidade, mostrando que é possível diversificar as aulas e permitir um maior envolvimento dos alunos com o conteúdo lecionado.

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Metodologias, Técnicas, Ambientes, Tecnologias, Ensino, Algoritmos, Programação

 

doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.228