Qualidade da Pesquisa Científica Brasileira em Informática na Educação: Desafios e Perspectivas

JAQUES, PATRICIA A. ; SIQUEIRA, Sean ; BITTENCOURT, IG I. ; ISOTANI, SEIJI . Qualidade da Pesquisa Científica Brasileira em Informática na Educação: Desafios e Perspectivas. In: VI Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, 2017. Anais do Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE!). v. 1. doi: 10.5753/desafie.2017.3111


Qualidade da Pesquisa Científica Brasileira em Informática na Educação: Desafios e Perspectivas

Autores

Patricia A. Jaques (UNISINOS)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Ig I. Bittencourt (UFAL)
Seiji Isotani (USP)

Resumo

O presente artigo busca discutir o desafio da qualidade da pesquisa científica em informática na educação no Brasil. Inicialmente, apresenta-se o cenário atual da pesquisa como forma de identificar fatores que determinam a qualidade e impacto nacional e internacional da pesquisa na área. Após identificação desses fatores, são apresentadas ações a serem realizadas pela comunidade e coordenadas pela Comissão Especial de Informática na Educação a fim de promover melhorias. Essas ações estão organizadas em quatro eixos: (i) Curadoria de um histórico da área de Informática na Educação no Brasil, incluindo iniciativas de políticas públicas e histórias de sucesso e fracasso; (ii) Fundamentação da área de Informática na Educação; (iii) Avanço e disseminação do estado da arte e da prática na área de Informática na Educação; (iv) Disseminação e evolução de métodos de pesquisa em Informática na Educação. Por último, para verificar o impacto das ações propostas na qualidade da pesquisa brasileira na área de IE, o artigo também propõe métricas, o que possibilitará uma análise quantitativa e objetiva das ações propostas.

Palavras-chave:

Qualidade da Pesquisa, Informática na Educação, Pesquisa Científica

 

doi: 10.5753/desafie.2017.3111