AGILITY SCRUM – Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM

de Castro, Ronney Moreira ; Siqueira, Sean Wolfgand Matsui ; DE ALMEIDA, DENILSON NOVAIS ; NASCIMENTO, FELIPE CALEGARIO . AGILITY SCRUM – Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM. In: XXV Workshop sobre Educação em Computação, 2017. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). v. 25. doi: 10.5753/wei.2017.3537


AGILITY SCRUM – Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM

Autores

Ronney Moreira de Castro (Granbery & UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Denilson Novais de Almeida (Granbery)
Felipe Calegario Nascimento (Granbery)

Resumo

Tendo em vista as dificuldades encontradas por docentes e discentes no ensino e no aprendizado da Metodologia Ágil Scrum como prática de Engenharia de Software, este artigo descreve uma abordagem diferente. A partir da criação de um jogo não computacional, os discentes puderam vivenciar uma experiência prática do uso da metodologia, o que por sua vez trouxe uma melhor aceitação, assimilação e resultado nos exercícios e trabalhos realizados, indicando assim um bom aproveitamento e eficácia na aplicação do conteúdo proposto pelos docentes.

Palavras-chave:

SCRUM, Metodologia ágil, Ensino, Engenharia de Software, Ensino de Computação

 

doi: 10.5753/wei.2017.3537