CASTRO, RONNEY ; SIQUEIRA, Sean . Aprendizagem Ativa em Sistemas de Informação: Novas Técnicas Propostas e Reflexões sobre as Experiências. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2017. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). v. 1. p. 535-542. doi: 10.5753/sbsi.2017.6085

Ronney Castro (UNIRIO)
Sean Siqueira (UNIRIO)

O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tem mudado o perfil dos alunos. Aulas expositivas tendem a ser monótonas e podem levar os discentes ao desinteresse. Diante desse contexto, a Aprendizagem Ativa (AA) pode auxiliar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Nesse artigo é apresentada uma visão geral do uso de AA em disciplinas de um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), bem como são descritas outras técnicas que se mostraram eficazes para uso com alunos de BSI em seu processo de construção do conhecimento de disciplinas do curso. Além das técnicas, são apresentados alguns resultados e reflexões sobre as experiências.

Aprendizagem Ativa, Computação, Educação, Ensino, Movimento Maker, Técnicas de Aprendizagem

doi: 10.5753/sbsi.2017.6085