WBPA 2019

1º Workshop Brasileiro de
Busca como um Processo de Aprendizagem
(WBPA 2019)

um workshop do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019)
Brasília, Distrito Federal, Brasil
11 a 14 de Novembro de 2019

 

Datas Importantes

Submissão de artigos: até 30 de setembro de 2019 06 de outubro de 2019
Divulgação dos resultados: até 16 de outubro de 2019 15 de outubro de 2019
Envio da versão final, copyright e comprovante de inscrição: até 26 de outubro de 2019
Inscrição de pelo menos um dos autores: até 26 de outubro de 2019
Workshop: 13 de novembro de 2019

 


Programação

Workshop BPA @ CBIE 2019
13 de novembro, quarta-feira, 14:00 – 16:00h
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília (sala: verificar programação do CBIE 2019)

14:00-14:10 Abertura

14:10-14:25 A Evolução da Área de Busca como um Processo de Aprendizagem com base em um Mapeamento Sistemático
Marcelo Machado, Cleber Pinelli, Sean Siqueira
WBPA2019-art1.pdf (1045 downloads )   http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.833

14:25-14:40 Aprendizagem colaborativa mediada por tecnologia – um estudo de caso da plataforma aberta ENEM na Rede
Marcos Arrais, Jonice Oliveira
WBPA2019-art2.pdf (500 downloads )   http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.852

14:40-14:55 Aprendizagem da Informática na Educação por Questionamento e Modelagem a partir da Web
Germana Nóbrega, Fernanda Lima
WBPA2019-art3.pdf (488 downloads ) http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.843

14:55-15:10 Usando Expansão de Buscas na Aquisição de Material Para Aulas – Um Estudo Exploratório
Tadeu Classe, Fabrício Pereira, Sean Siqueira
WBPA2019-art4.pdf (814 downloads )   http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.861

15:10-15:25 A comparison between Entity-Centric Knowledge Base and Knowledge Graph to Represent Semantic Relationships for Searching as Learning Situations
Marcelo Tibau, Sean Siqueira, Bernardo Pereira Nunes
WBPA2019-art5.pdf (934 downloads )   http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.823

15:25-15:50 Discussão

15:50-16:00 Encerramento

 


Busca como um Processo de Aprendizagem

Pesquisar por informações na Web tornou-se prática comum e um artifício potencialmente rico tanto para a aprendizagem formal, quanto para a aprendizagem informal. Em cenários educacionais formais, os professores e alunos buscam por materiais educacionais (ex.: objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos) para uso em aulas, para realizar tarefas ou tirar dúvidas. Em cenários informais, a busca é usada para esclarecer as mais variadas dúvidas, apoiando a construção de conhecimento dos aprendizes em diferentes domínios nos quais eles têm interesse ou uma necessidade de informação. Isto envolve tanto o uso de ferramentas de busca especializadas (como a Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Portal de Periódicos da CAPES), quanto de uso geral (como o Google e Bing). Também é possível utilizar diferentes tipos de comunidades para buscar informações de interesse, como as comunidades de perguntas e resposta (ex.: StackExchange e Quora). Durante o processo de busca, que envolve interação entre o usuário e a informação ao longo de várias etapas, o usuário, para além de localizar a informação, se envolve em um processo de aprendizagem e descoberta [Marchionini 2006] [Rieh et al. 2016].

Na área de busca como processo de aprendizagem, há um grande desafio, tanto técnico quanto comportamental, em partir da necessidade de informação do usuário e conectar os fluxos de conhecimento apropriados. Para isto, é necessário entender como a perícia na busca, as particularidades do domínio do conhecimento buscado (em especial os termos específicos e referências próprias), a escolha e execução de tarefas de busca, o modo de gerar e disponibilizar dados online e o impacto destes tópicos na maneira como uma ferramenta de busca indexa e disponibiliza esses dados de modo a estimular o processo de aprendizagem.

 

Objetivos do Workshop

Espera-se oferecer aos participantes desse Workshop a oportunidade de: (1) promover aos participantes uma perspectiva plural do tema através de contribuições vindas da área de educação e da área de informática; (2) discutir o estado da arte em busca como um processo de aprendizagem; (3) discutir e divulgar iniciativas inovadoras em ambientes e sistemas de recuperação de informação com o propósito educacional; (4) motivar e consolidar uma comunidade em Busca como um Processo de Aprendizagem no Brasil, com o intuito de incentivar a pesquisa nesta área e a aproximação entre os seus pesquisadores; (5) posicionar discussões, oportunidades e desafios abrangentes do tema ao cenário educacional brasileiro.

 

Público Alvo

Espera-se a participação de pesquisadores e estudantes de diversas temáticas da área de Informática na Educação, bem como espera-se atrair pesquisadores e estudantes de áreas relacionadas a Busca como um Processo de Aprendizagem, tais como: Ciência da Informação, Educação, Psicologia, Design, e outras subáreas da Computação, como Recuperação da Informação, Interação Humano-Computador e Visualização de Informação.

 

Chamada de Trabalhos

Relevância do Workshop

Observar, compreender e avaliar a busca como parte do processo de aprendizagem formal e informal traz à tona inúmeras questões de pesquisa oportunas e necessárias, como por exemplo:

  • Quais estratégias estão sendo adotadas por professores e alunos para buscar informações? Quão e como essas estratégias se adaptam a diferentes contextos educacionais?
  • Como as ações cotidianas de busca permeiam as estratégias didático-pedagógicas e como essas estratégias se apropriam do processo de busca e da interação dos aprendizes com a informação, considerando inclusive suas características específicas e particulares e, portanto, questões de diversidade e inclusão?
  • Até que ponto a atividade de busca se torna parte do processo de aprendizagem? Como podemos entender melhor e prever resultados de aprendizagem bem-sucedidos?
  • Em cenários formais e informais de aprendizagem, como o processo de busca pode ser orientado com foco em apoiar os usuários na estruturação e otimização de suas estratégias de aprendizado?
  • Quais desafios emergem quando o processo de busca é entendido como parte do processo de aprendizagem? Como avaliar o impacto do processo e dos resultados da busca no processo de aprendizagem?
  • Quais mecanismos tecnológicos devem ser desenvolvidos em termos de estruturação da informação, indexação, processamento de consultas, armazenamento, modelagem, semântica e estratégias distribuídas para promover melhorias no contexto de busca como um processo de aprendizagem?
  • Que inovações na Educação a busca como um processo de aprendizagem podem trazer?

 

Todas essas questões abrem espaço para investigações, troca de experiências e conhecimento, análise de impactos e desafios iminentes e inevitáveis.

Diversas iniciativas para promover a temática e estimular o desenvolvimento de uma comunidade inter-multi-trans-disciplinar sobre o assunto vêm sendo promovidas nas mais diversas áreas ao redor do mundo, dentre as quais citamos:

  • Searching as Learning Workshop @ IIiX 2014
  • Search as Learning Special Issue @ Journal of Information Science (Vol 42, Nº 1)
  • Search as Learning, Workshop @ SIGIR 2016
  • Dagstuhl Seminar 17092, 2017
  •  Search as Learning Special Issue @ Information Retrieval Journal (Vol. 20, Nº 5)
  • I Search Therefore I Learn – ISTIL Workshop @ ICWL 2019

A realização desse workshop como uma atividade inserida no CBIE – Congresso Brasileiro de Informática da Educação – traz um cenário rico para a troca de experiências e discussões, uma vez que o congresso valoriza visões plurais entre duas áreas primordiais para essa discussão: informática e educação.

 

Descrição Sucinta das áreas de interesse do Workshop

O Workshop pretender envolver especialistas interdisciplinares nos campos da educação, ciência da computação, ciência da web, recuperação e visualização de informação, interação humano-computador e psicologia, propondo investigar diferentes cenários de aprendizagem (formais e informais) sob (pelo menos) duas perspectivas complementares:

  • Perspectiva “buscar para aprender”, focada no processo de aprendizagem advindo das atividades de busca e fundamentada por teorias de aprendizagem, estratégias didático-pedagógicas e estruturas conceituais usadas para entender como as pessoas buscam, gerenciam, compartilham e usam informações em diferentes contextos.
  • Perspectiva “aprender a buscar”, focada no impacto do comportamento de busca do usuário nos processos técnicos da recuperação de informação.

Observamos interseção com diversas trilhas e respectivos tópicos do SBIE 2019 e WIE 2019, desde que considerado o contexto de busca como um processo de aprendizagem, nas duas áreas de interesse do Workshop. Assim, esperamos atrair pesquisadores nos tópicos de:

  • Objetos de Aprendizagem,
  • Recursos Educacionais Abertos,
  • ecossistemas digitais de aprendizagem,
  • plataformas abertas de aprendizagem,
  • tecnologias móveis e ubíquas para ensino e aprendizagem,
  • ludificação digital para ensino e aprendizagem,
  • design participativo de tecnologias educacionais,
  • visualização de informações em sistemas para ensino e aprendizagem,
  • design inclusivo em educação,
  • aspectos sociais, motivacionais e afetivos em ambientes computacionais para ensino e aprendizagem,
  • sistemas tutores inteligentes,
  • sistemas adaptativos e personalização,
  • sistemas de gerência de conteúdo,
  • metadados,
  • mineração de informações na web,
  • learning analytics,
  • modelagem de contextos,
  • ambientes inteligentes para aprendizagem,
  • aprendizagem colaborativa mediada por tecnologia,
  • entre diversos outros.

 

Submissão

Os artigos devem obedecer o formato adotado pelo CBIE (modelo estabelecido pela SBC), em português, contendo entre 8 e 10 páginas, omitindo obrigatoriamente a identificação dos autores (ou informações que permitam inferir a autoria). Artigos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente, ou estarem em processo de avaliação e/ou edição para publicação em outro meio.

Para a versão final, os artigos devem obedecer o formato adotado pelo CBIE (modelo estabelecido pela SBC), em português, contendo entre 8 e 10 páginas, incluindo a identificação dos autores e instituições envolvidas. Caso aplicável, também devem incluir os agradecimentos (por exemplo, às agências de fomento). Juntamente com a versão final, os autores devem enviar o comprovante de inscrição no CBIE 2019, bem como o arquivo com o termo de autorização para publicação (copyright) está disponível no endereço virtual https://cbie.ceie-br.org/assets/images/docs/termo_de_autorizacaoo_de_publicacao.pdf e deve ser baixado, preenchido e encaminhado para o evento pelo JEMS (upload do arquivo) até 26/10/2019. Observe que o veículo (de publicação) deve ser preenchido como: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

As submissões deverão ser realizadas, exclusivamente, em formato PDF por meio do sistema JEMS. Submissões que desrespeitarem estas prerrogativas, ou os prazos finais, serão automaticamente rejeitadas. Ao submeter seus artigos, os autores declaram que possuem total responsabilidade sobre o conteúdo do mesmo. Vale ressaltar ainda que concordam que em caso de aceitação do artigo, pelo menos um dos autores se inscreverá no evento e fará a apresentação do trabalho presencialmente no CBIE 2019.

Submeter Versão Final

 

Avaliação

Cada artigo será avaliado anonimamente por membros do Comitê de Programa, observando: originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação. Considerando esses critérios, os melhores artigos serão selecionados para publicação e apresentação oral. A quantidade de artigos aceitos será limitada pela disponibilidade de espaço físico para a realização do workshop.

 

Publicação

Os artigos aceitos serão incluídos nos anais de workshops do CBIE, desde que seja respeitado o prazo de envio da versão final, ocorra a inscrição de pelo menos um dos autores no CBIE 2019 e o artigo seja apresentado presencialmente no evento.

 

Instruções sobre apresentações

Os artigos aceitos serão incluídos nos anais de workshops do CBIE, desde que seja respeitado o prazo de envio da versão final, ocorra a inscrição de pelo menos um dos autores no CBIE 2019 e o artigo seja apresentado presencialmente no evento.

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas para o CBIE 2019 – Congresso Brasileiro de Informática na Educação, uma vez que o WBPA 2019 ocorrerá como parte do CBIE 2019: https://cbie.ceie-br.org/inscricoes.html

 

Coordenadores do Workshop

  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Bernardo Pereira Nunes, Australian National University
  • Ivana Marenzi, L3S Research Center
  • Crystiam Kelle Pereira e Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cleber Pinelli Teixeira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Tibau de V. Dias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo de Oliveira Costa Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 

Referências

  • Marchionini, G. (2006). Exploratory Search: From Finding To Understanding. Commu-nications of the ACM, 49(4):41–46.
  • Rieh, S. Y., Collins-Thompson, K., Hansen, P., and Lee, H.-J. (2016). Towards searching as a learning process: A review of current perspectives and future directions. Journal of Information Science, 42(1):19–34.