Descrição
Atualmente as ferramentas de busca são amplamente utilizadas para apoiar a aprendizagem formal e informal, mas tais ferramentas não consideram teorias e abordagens didático-pedagógicas em sua concepção e avaliação. Assim, surge Searching as Learning como uma área emergente de pesquisa que se baseia na evolução dos mecanismos de busca ao contemplar as características de ensino-aprendizagem. Abre-se uma grande oportunidade para a área de Tecnologias Educacionais, que pode trazer a fundamentação teórica necessária para uma nova geração de ferramentas de busca, bem como a experiência no uso de tecnologias para apoiar a Educação. O potencial de pesquisa tecnológica e de inovação é amplamente abordado neste projeto, ao (i) se propor uma formalização dos conceitos necessários para Searching as Learning (incluindo como as teorias e abordagens educacionais podem se relacionar com os conceitos de recuperação de informação); (ii) analisar o processo de busca exploratória e como as atividades deste processo impactam a aprendizagem do usuário; (iii) projetar e intervir em sistemas de busca repensando-os com uma ferramenta de apoio à aprendizagem; e (iv) avaliar o processo de busca exploratória e os resultados da aprendizagem que ocorrem durante uma busca.
Coordenador: Sean Wolfgand Matsui Siqueira
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq