EnBI – Entendimento a Partir de Buscas por Informação

Projeto de pesquisa “Entendimento a Partir de Buscas por Informação”.

Pesquisador:

Descrição do Projeto

Atualmente utilizamos ferramentas de busca para as mais diversas situações em nosso dia a dia. Esta “search-ficação” da vida diária também está conectada ao fato de as ferramentas de busca serem fáceis de usar e retornarem resultados considerados úteis, geralmente logo nos primeiros itens. Estas ferramentas vêm evoluindo ao longo do tempo principalmente considerando duas vertentes: (i) dados mais estruturados, baseados em dados conectados (linked data), glossários e agrupamentos de informações relacionadas, e (ii) algoritmos que permitem a identificação da relevância (ex.: PageRank), recomendação e personalização da informação. Por outro lado, observamos que em algumas situações isto não é suficiente, especialmente quando lidamos com informações e cenários mais complexos, como o educacional e o domínio jurídico. Para promover a democratização da informação falta o entendimento da linguagem (por exemplo, “juridiquês”, o negócio, o domínio) e/ou falta a percepção crítica sobre o assunto (como a dialética e construção da argumentação jurídica; os argumentos que fundamentam as notícias; a análise da qualidade da informação).

Dentre os temas e tópicos de interesse do grupo contextualizados nesta iniciativa estão:

  • Comportamento de busca:
    • Como usuários especialistas e leigos se comportam ao interagir com ferramentas de busca ao lidar com as informações (ex.: jurídicas, de saúde, científicas)? Aqui nos interessa analisar as interações através de logs, de laboratórios de buscas simuladas e entrevistas com usuários, de modo a entender os interesses de buscas, os caminhos percorridos e as dificuldades encontradas dos diferentes perfis de usuários. A partir deste entendimento, será possível projetar intervenções na ferramenta de busca de modo a tornar esta interação mais agradável (por exemplo, através da linguagem utilizada e forma de interação e visualização de informação) e melhorar a experiência do usuário com o ambiente de interação.
  • Complexidade da informação:
    • Qual é a semântica (e pragmática) da informação? Aqui nos interessa estruturar a informação de acordo com o domínio e/ou contexto (ex.: jurídico, educacional) e seus relacionamentos com outras informações (vertente de dados e informações), de modo a lidar com sua complexidade e propiciar melhorias nos algoritmos (vertente de serviços) de recomendação, personalização e visualização da informação.
    • Como possibilitar o entendimento do assunto? A informação estruturada a partir de coleções de referência e estruturas semânticas, bem como mecanismos de simplificação e encadeamento de informação podem apoiar o usuário a entender o contexto (ex.: jurídico, educacional) e os documentos.
  • Pensamento Crítico:
    • Qual é a argumentação e dialética? Aqui estamos interessados no entendimento e construção da argumentação e dialética com base em contextos específicos (ex.: jurídico, educacional).

A iniciativa envolve diversas subáreas da Computação como Sistemas de Informação e Transformação Digital, Recuperação da Informação, Dados Conectados, Web Semântica, Experiência do Usuário, Visualização de Informação, Modelagem e Desenvolvimento de Sistemas, Heurísticas, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Entretanto, se observa a perspectiva multidisciplinar da própria área emergente de pesquisa, chamada de Busca como um Processo de Aprendizagem (BPA) (do inglês Searching as Learning ou ainda Searching as a Learning Process), que se encontra na interseção das áreas de Recuperação de Informação, Comportamento Informacional (Ciência da Informação) e Ciência da Aprendizagem, bem como do contexto ou domínio específicos (ex.: Direito). Assim, buscamos candidatos motivados a desenvolver pesquisas inovadoras aplicadas e que sejam capazes de trabalhar em equipes multidisciplinares.

Candidate-se a este projeto se há interesse…

  • Em soluções inovadoras de acesso à informação (por exemplo, ferramentas de busca, recuperação da informação, navegação da informação, visualização da informação, hipertexto/hipermídia)
  • Em tecnologias semânticas, dados abertos e dados conectados
  • Em tecnologias sociais (e.g., plataformas de redes sociais), análise de redes complexas e suas aplicações
  • Em explorar mecanismos de personalização e adaptação de dados, e lidar com desinformação e vieses na informação (bias)
  • Em explorar a tecnologia em contextos específicos como Educação ou Direito

Grupo de pesquisa SaL: Semantics and Learning (https://sal.uniriotec.br)