Sigla do Projeto de Pesquisa: AENS
(projeto para o processo de seleção PPGI-UNIRIO 2020)
Professores-pesquisadores:
Bernardo Pereira Nunes (http://lattes.cnpq.br/1728746187630338)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (http://lattes.cnpq.br/2562652838103607)
O grupo de pesquisa SaL: Semantics and Learning (https://sal.uniriotec.br) está interessado em pesquisas que promovam mudanças profundas e significativas na sociedade através do desenvolvimento de tecnologias sociais, educacionais e de negócios inovadoras. Dentre os temas e tópicos de interesse do grupo estão:
- Tecnologias para avançar o Ensino-Aprendizagem:
- Searching as Learning;
- Tecnologias sociais, semânticas e das coisas para Educação;
- Análise educacional (envolvendo learning/teaching analytics e actionable learning analytics, bem como mineração de dados e textos educacionais);
- Personal Learning Environments (incluindo conteúdos e atividades flexíveis, adaptáveis e reutilizáveis, REAs auto-adaptáveis);
- Aspectos cognitivos, afetivos e motivacionais na Educação;
- Modelos didático-pedagógicos para sistemas para apoiar a Educação.
- Tecnologias Sociais com foco em altruísmo, qualidade de vida e bem-estar:
- Estruturação, armazenamento, recuperação, compartilhamento, visualização de dados sociais;
- Análise de redes sociais online (e de comunidades de perguntas e respostas), com base em estrutura, dados/conteúdo, discurso, sentimentos e presença social/cognitiva/focal;
- Tecnologias para Social Health;
- Tecnologias para apoiar uma sociedade sustentável, o desenvolvimento sustentável;
- Wiki/DBpedia, plataformas de redes sociais online, comunidades de perguntas e respostas, social search/query, inteligência coletiva/conhecimento das multidões.
- Tecnologias sistêmicas para negócios:
- Soluções tecnológicas sistêmicas para os principais problemas atuais;
- Tecnologias para promover e apoiar ecossistemas de inovação sustentável;
- Tecnologias para apoiar a economia centrada em pessoas.
- Ciência da Web, Web Social, Dados conectados e Web Semântica:
- Estruturação/representação, publicação, armazenamento, recuperação, integração (conexão de dados, ou seja, os relacionamentos), agrupamento, consumo e recomendação de dados abertos conectados na Web;
- Alinhamento (e meta-alinhamento) de ontologias;
- Ontologias modulares, visões e versões de ontologias;
- Recuperação de Informação; Busca Exploratória; Busca Semântica; Filtragem e Recomendação.
Perfil do aluno: Características desejadas: pensamento crítico e criativo, seriedade e comprometimento com as atividades de pesquisa, desenvoltura em modelagem e desenvolvimento de sistemas, vivência prática nos tópicos associados ao projeto de pesquisa relacionadas às intenções de pesquisa do candidato, capacidade de leitura/escrita de textos técnicos em inglês.
Espera-se uma dedicação em torno de 20 a 40 horas semanais para as disciplinas e pesquisa para a dissertação/tese.
Saiba mais:
- Currículo Lattes
- Bernardo Nunes: http://lattes.cnpq.br/1728746187630338
- Sean Siqueira: http://lattes.cnpq.br/2562652838103607
- Página do grupo de pesquisa SaL: https://sal.uniriotec.br
- Computers in Human Behavior: https://www.journals.elsevier.com/computers-in-human-behavior
- MISQ – Management of Information Systems Quarterly: https://misq.org/
- Information and Management: https://www.journals.elsevier.com/information-and-management
- Information Systems: https://www.journals.elsevier.com/information-systems
- Proceedings of the International Conference on World Wide Web: https://dl.acm.org/event.cfm?id=RE334
- Proceedings of the ACM Conference on Hypertext and Social Media: https://dl.acm.org/event.cfm?id=RE226
- Proceedings of the International ACM SIGIR Conference on Research and Development in Information Retrieval: https://dl.acm.org/event.cfm?id=RE160
- Proceedings of the ACM International Conference on Information and Knowledge Management: https://dl.acm.org/event.cfm?id=RE302
- Proceedings of the ACM Conference on Web Science: https://dl.acm.org/event.cfm?id=RE621
- Proceedings of the ACM International Conference on Web Search and Data Mining: https://dl.acm.org/event.cfm?id=RE102