ADTES – Aprendizagem no Mundo Digital: Tecnologias Educacionais e Sociais

APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS

Sigla do Projeto de Pesquisa: ADTES

Projeto do processo seletivo para o Mestrado em Informática e para o Doutorado em Informática do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), turma 2025.1, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): https://ppgi.uniriotec.br/processo-seletivo-mestrado-e-doutorado-2024/

 

Professores-pesquisadores:

Descrição do Projeto

Como aprender algo neste mundo digital de tantos estímulos e distrações? Como encontrar informações relevantes e confiáveis em nosso processo de entendimento das coisas? Como as tecnologias podem auxiliar na (re)descoberta do prazer na aprendizagem? Como aprender a fazer algo de forma eficaz e eficiente? Como a interação e a colaboração podem nos apoiar no aprendizado e na execução das atividades? Como aprender a ser melhor?

Atualmente, podemos perceber que através da leitura de notícias, assistindo filmes e séries, jogando, utilizando diversas plataformas e aplicativos de comunicação e colaboração, vamos aprendendo ou desaprendendo à medida que interagimos e nos integramos a essas ferramentas. São formas de aprender onde muitas vezes nem nos damos conta deste processo de construção do conhecimento. Ao mesmo tempo em que utilizamos massivamente as ferramentas de busca, plataformas de redes sociais e agentes de inteligência artificial (IA) dentro das mais diversas situações em nosso dia a dia, como podemos explorar os resultados e interagir com o conteúdo buscando uma aprendizagem mais fluida e dinâmica? Ainda podemos avançar em muitas destas perspectivas.

Como então dar suporte para que as ferramentas de busca com IA possam ser melhoradas para apoiar o processo de aprendizagem (evoluindo o que anteriormente conhecíamos como Busca como um Processo de Aprendizagem – Searching as a Learning Process)? Ou como podemos trabalhar em chatbots, como o ChaGPT/CoPilot/Claude/Gemini/etc., para que sejam mais adequados para o contexto educacional? Como a tecnologia pode apoiar na organização do conteúdo e atividades de aprendizagem, no nível adequado de complexidade desejada ao longo do tempo? Como trabalhar tecnologicamente as questões de engajamento/motivação na aprendizagem, mas de forma que haja um aprendizado significativo sem sobrecarga dos participantes? Como estimular as trocas de conhecimento e atividades colaborativas, incluindo a coautoria, no processo de aprendizagem por meio de tecnologias? Como desenvolver tecnologias que apoiem a formação humana?

Dentre os temas e tópicos de interesse do grupo contextualizados nesta iniciativa estão:

  • Interações com IA generativa como um processo de aprendizagem
  • Tecnologias educacionais e fluxo, motivação, engajamento, narrativas e emoções
  • Geração e produção coletiva de histórias em contexto educacional, com humanos e IA generativa
  • Pensamento computacional, crítico, criativo e sistêmico
  • Educação midiática, tecnológica e de inteligência artificial
  • Microlearning, personalização, adaptação e recomendação de conteúdo educacional
  • Mundo complexo e tecnologias educacionais e sociais
  • Metacognição e sociedade hiperconectada
  • Hibridização de humanos e tecnologia na Educação
  • Tecnologias para o humanismo digital, incluindo sistemas sociais para formação humana

Candidate-se a este projeto se há interesse…

  • Em soluções inovadoras de acesso à informação e cocriação (por exemplo, geração de conteúdo, composição criativa de conteúdo, IA generativa, estruturas de recuperação da informação, alternativas de navegação da informação, diferentes formas de visualização da informação) aplicadas à Educação e/ou à Sociedade
  • Em tecnologias sociais e colaboração (p. ex., plataformas de redes sociais, ferramentas de comunicação e conversação), análise de redes complexas e suas aplicações na Educação e/ou Sociedade
  • Em tecnologias afetivas e empatia (p. ex., análise de sentimentos, narrativas, engajamento, motivação, emoção, gamificação, jogos) na Educação e/ou Sociedade
  • Em tecnologias sociais e inteligência artificial para a formação humana e construção de uma sociedade melhor

 Grupo de pesquisa SaL: Semantics and Learning (https://sal.uniriotec.br)

Quem já participa desse grupo de pesquisa: Participam atualmente de pesquisas associadas ao grupo SaL (Semantics and Learning): 5 professores-pesquisadores, 5 alunos de doutorado e 4 alunos de mestrado. O grupo tem parcerias com pesquisadores da UNIRIO, UFJF, UFAM, ANU-Austrália, L3S-Alemanha e UPT-Romênia.

Por que eu deveria me interessar por este projeto/formação? O grupo de pesquisa atua há anos nas áreas de Informática na Educação, Sistemas de Informação e Web, com dissertações e teses premiadas e colaborações relevantes. O Prof. Sean Siqueira tem atuação destacada na comunidade de Informática na Educação no Brasil e no mundo, sendo o atual coordenador da Comissão Especial de Informática na
Educação da Sociedade Brasileira de Computação, com histórico de contribuição ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação e à RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação. Venha participar do grupo, no avanço do estado-da-arte e estado-da-prática em tecnologias educacionais. A formação de mestrado e doutorado no PPGI-UNIRIO envolve pesquisa, docência e inovação.

Perfil do Aluno:

O aluno deve ser dedicado, comprometido com sua formação e com a(s) pesquisa(s) a ser(em) desenvolvida(s). O período em disciplinas geralmente demanda cerca de 12 horas semanais em sala de aula, além dos estudos extraclasse (que dependem do ritmo do aluno, mas é comum ser necessário pelo menos o tempo equivalente ao das aulas). Deste modo, um planejamento razoável para uma boa formação no mestrado e/ou doutorado seria algo em torno de 30 horas semanais de dedicação. Espera-se que os alunos tenham um bom gerenciamento de seu tempo.

A pesquisa demanda estudos aprofundados sobre o estado-da-arte e o estado-da-prática em determinados assuntos, implicando em muita leitura de textos técnicos em inglês e desenvolvimento tecnológico. Deste modo, o aluno deve ser motivado para estudos aprofundados nos temas da pesquisa e empenhado em contribuir para a área. A proposta de solução precisará ser avaliada, então é esperado que o aluno seja capaz de desenvolver a solução e aplicá-la em contextos específicos, de modo que possa extrair e obter informações sobre a solução na prática e analisar criticamente os resultados. Finalmente, o aluno também deve divulgar os resultados parciais e finais da pesquisa, então é importante a capacidade de escrita (em português, mas desejável também em inglês).