Descrição
Apesar dos avanços na área de Busca como um Processo de Aprendizagem (BPA), poucos estudos exploram o comportamento do usuário durante o processo de busca, especialmente quando o foco é a aprendizagem. Além das próprias interações do usuário-aprendiz com o mecanismo de busca e os recursos de informação, é importante entender as decisões envolvidas e como se dá a aprendizagem. Adicionalmente, os resultados de busca não devem ser organizados de modo a prover uma solução exata, mas sim lidar com a complexidade do conteúdo de modo a promover a interação adequada e apoiar a construção do conhecimento. Finalmente, dada ao volume de informações e os mecanismos de desinformação, também se torna essencial apoiar o pensamento crítico durante os processos de busca de informação, promovendo assim a aprendizagem. Estas três perspectivas (comportamento de busca, complexidade da informação e pensamento crítico) são objetos de investigação e desenvolvimento tecnológico neste projeto. Partindo de uma abordagem epistemológica de Design Science Research, serão desenvolvidos artefatos buscando evoluir o estado da arte e da prática em BPA. O potencial de pesquisa tecnológica e de inovação é amplamente abordado neste projeto, ao (i) se propor um modelo de comportamento de busca e ganho de conhecimento em BPA; (ii) experimentar adaptações baseadas em redes conceituais em ferramenta de busca de modo a reduzir os conceitos e relacionamentos aos mais relevantes para o processo de aprendizagem, lidando com a complexidade de informação e evitando problemas de aprendizagem como a compartimentalização e simplificação excessiva do conhecimento; (iii) projetar mecanismos para apoiar o pensamento crítico em processos de busca de informação com foco em aprendizagem.
Coordenador: Sean Wolfgand Matsui Siqueira
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)