Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
https://cbie.ceie-br.org/2020/eventos/sbie.html
Apresentação e Objetivos
O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e desde então tem sido realizado anualmente. A partir de 2012 passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.
O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação.
Trilhas do SBIE 2020
Trilha 1: Abordagens Metodológicas e Tecnológicas para Educação Básica e Superior
Coordenador: Prof. Dr. José Aires de Castro Filho (UFC) – aires@virtual.ufc.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Tecnologia wireless, móvel e ubíqua em sistemas para ensino/aprendizagem;
- Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendizagem;
- Métodos, padrões e repositórios de recursos educacionais digitais;
- Hardware e plataformas para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
- Arquiteturas pedagógicas para educação a distância;
- Ambientes, metodologias e sistemas de autoria para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
- Ambientes e sistemas para para aprendizagem formal, informal e não-formal;
- Internet das coisas aplicada ao ensino/aprendizagem;
- Ecossistemas digitais de aprendizagem;
- Design de currículo em ambientes e sistemas para ensino/aprendizagem;
- Metodologias para avaliação da qualidade de recursos e tecnologias educacionais digitais;
- Engenharia de software e gerência de projetos de software educacional;
- Métodos, padrões e processos de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais para ensino/aprendizagem;
- Estratégias e ferramentas para medição e avaliação do aprendizado;
- Modelos, técnicas e métodos para medição do uso, adoção e aceitação de tecnologias educacionais;
- Robótica educacional.
Trilha 2: Jogos Educacionais e Tecnologia Inovadora para Educação
Coordenadores: Profa. Dra. Letícia Lopes Leite (UnB) – llleite@unb.br – e Prof. Dr. Rafael Dias Araújo (UFU) – rafael.araujo@ufu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Ambientes/ferramentas para desenvolvimento de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim para apoiar o processo ensino/aprendizagem;
- Método, análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim educativos;
- Avaliação do ensino/aprendizagem a partir de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim;
- Jogos sérios digitais para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Desenvolvimento de habilidades metacognitivas por meio de jogos sérios digitais;
- Questões sociais e éticas na aprendizagem baseada em jogos digitais;
- Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Mundos virtuais 2D/3D para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Ambientes para gamificação para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Método, análise, projeto e desenvolvimento de gamificação para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Avaliação da gamificação no apoio ao ensino/aprendizagem;
- Projeto, implementação e avaliação de laboratórios online para aulas práticas na educação;
- Proposta, desenvolvimento e avaliação de livros didáticos interativos;
- Sistemas e aplicações multimídia para suporte ao ensino/aprendizagem.
Trilha 3: Fatores Humanos em Tecnologia Digital na Educação
Coordenador: Prof. Dr. Henrique Nou Schneider (UFS) – hns@terra.com.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Projeto e avaliação de interfaces com foco no ensino/aprendizagem;
- Visualização de informação em sistemas para ensino/aprendizagem;
- Design participativo de tecnologias educacionais;
- Interfaces de hardware e/ou software para educação especial;
- Design inclusivo em educação;
- Interfaces multimodais;
- Avaliação de acessibilidade de tecnologias educacionais;
- Diretrizes e recomendações de design para a acessibilidade de tecnologias educacionais;
- Tecnologias assistivas em processos educacionais;
- Aspectos sociais, motivacionais e afetivos em ambientes computacionais para ensino/aprendizagem;
- Projeto de aprendizagem e abordagens de formalização para apoiar a perspectiva CSCL;
- Aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos de CSCL;
- Uso de mídias sociais em cenários CSCL;
- Apoio a comunidades de Aprendizagem baseadas na Web com ferramentas CSCL.
Trilha 4: Sistemas Inteligentes e Adaptativos
Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Azevedo Dorça (UFU) – fabianodor@ufu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Tutoria inteligente e scaffolding;
- Sistemas baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes;
- Sistemas adaptativos e personalização;
- Sistemas de gerência de conteúdo;
- Mineração de dados, texto e web;
- Learning analytics;
- Representação e análise de discurso;
- Manipulando incerteza e múltiplas perspectivas em ambiente educacional;
- Recuperação da informação para apoio ao professor/estudante;
- Modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas;
- Modelagem de contextos;
- Padrões tecnológicos para conteúdos, portfólios, informação de aprendiz, competências;
- Aplicações educacionais e dados ligados;
- Uso de ontologias;
- Smart learning environments (ambientes inteligentes para aprendizagem);
- Apoio à tomada de decisões pedagógicas.
Trilha 5: Pensamento e Design Computacional
Coordenador: Prof. Dr. Crediné Silva de Menezes (UFRGS) – credine@gmail.com
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Pensamento Computacional no Processo de Aprendizagem
- Teorias e Práticas do Pensamento Computacional
- Computação Criativa
- Pensamento Computacional e Transdisciplinaridade
- Recursos para o Ensino de Pensamento Computacional
Trilha 6: Tecnologias na Educação em Computação
Coordenadores: Prof. Dr. Roberto Almeida Bittencourt (UEFS) – roberto@uefs.br – e Prof. Ms. Esdras Lins Bispo Junior (UFJ) – esdraspiano@gmail.com
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Disciplinas da Computação
- Tecnologias na Aprendizagem Colaborativa de Computação
- Tecnologias na Avaliação da Educação em Computação
- Educação em Computação a Distância
- Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos das Tecnologias na Educação em Computação
- Tecnologias para Inclusão e Diversidade na Educação em Computação
- Tecnologias na Educação em Computação na Escola
- Tecnologias na Educação Profissional em Computação
- Mineração de Dados Educacionais na Computação
- Objetos de Aprendizagem na Educação em Computação
- Tecnologias na Gestão da Educação em Computação
- Realidade Virtual e Aumentada na Educação em Computação
- Redes e Mídias Sociais na Educação em Computação
- Jogos e Simuladores na Educação em Computação
- Tecnologias Wireless, Móveis e Ubíquas na Educação em Computação
- Interação Humano-Computador na Educação em Computação
- Robótica e Cultura Maker na Educação em Computação
- Web Semântica e Ontologias na Educação em Computação.
Orientação Aos Autores
Os artigos submetidos ao SBIE devem posicionar o trabalho apresentado (pesquisa ou estado da arte) em relação aos trabalhos relacionados veiculados na literatura especializada, mostrando a necessidade para uma abordagem nova ou o aprimoramento de uma existente. Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica.
As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, através do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:
- Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
- Os artigos resumidos deverão ter entre 04 (quatro) e 05 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e referências biblográficas;
- Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
- Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
- Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Da mesma forma, no corpo do artigo devem ser omitidas as informações que permitam a identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados).
- As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.
Avaliação e Critérios de Revisão
A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/SBIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double blind review) e cada artigo será analisado por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.
Os trabalhos submetidos devem contemplar um posicionamento sobre uma teoria da aprendizagem e mostrar como estes são aplicados na prática educacional. Devem demonstrar a qualidade acadêmica avaliada pela solidez da metodologia utilizada, pela qualidade/profundidade da fundamentação teórica e pela qualidade/profundidade da análise e da discussão dos resultados. Além disso, estes trabalhos devem manter um alto nível de qualidade acadêmica, refletindo sobre como este trabalho estende ou se distingue de outros trabalhos semelhantes.
Aspectos a serem avaliados nos textos completos:
- Aderência ao evento / trilha: O artigo se adequa ao SBIE? O artigo adequa aos temas da trilha?
- Fundamentação pedagógica e / ou tecnológica: Como o trabalho (pesquisa ou estado da arte) se apoia em teorias pedagógicas ou em novo uso de tecnologia para apoiar o ensino e a aprendizagem?
- Originalidade: Como a pesquisa (ou estado da arte) contribui para inovação no uso de tecnologias digitais na educação?
- Contribuição do trabalho: Como a proposta submetida (pesquisa ou estado da arte) contribui para os avanços na área de Informática na Educação?
- Qualidade científica: O trabalho (pesquisa ou estado da arte) foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação às alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
- Contexto: Com que eficácia relaciona o trabalho proposto (pesquisa ou estado da arte) aos trabalhos relacionados, demonstrando um forte conhecimento do contexto da trabalho?
- Qualidade técnica do texto: Clareza, organização e rigor de linguagem em que o texto está escrito.
- Avaliação global: Reflete a combinação os itens anteriores.
Apresentação e publicação dos trabalhos selecionados
Além das orientações para escrita, submissão e avaliação dos trabalhos, declaradas em cada um dos eventos satélites do CBIE, os participantes inscritos na categoria de autores deverão atender às seguintes indicações para apresentação dos trabalhos.
Uma vez que os trabalhos tenham sido aprovados para apresentação e publicação, os autores devem enviar um vídeo com a apresentação do trabalho com as seguintes indicações:
Sobre os vídeos de apresentação
- Artigos completos e resumidos: de 05 a 10 minutos;
- Trazer os tópicos sugeridos na construção do artigo, quais sejam: Identificação e filiação institucional dos autores, Introdução, Métodos, Resultados e Discussões e Conclusões. Sugere-se que maior parte da apresentação seja dedicada aos métodos, resultados e discussão e conclusões;
- Os autores são livres para escolher a melhor forma de produzir o vídeo. Entretanto, recomenda-se fortemente que os aspectos visuais e, principalmente, orais da apresentação sejam priorizados. Seja criativo!;
- Os vídeos serão enviados pelo JEMS, junto com termo de anuência para edição e publicação da mídia pela organização do CBIE 2020. Aos vídeos serão adicionadas vinhetas do CBIE 2020 e, futuramente, publicados em ambiente abertos e públicos para a comunidade como forma de expandir o alcance e divulgação dos trabalhos;
- Os trabalhos que não tiverem seus vídeos enviados ou em conformidade com as orientações, serão considerados rejeitados.
Sobre as sessões técnicas virtuais:
- As sessões técnicas de apresentação virtual serão compostas de até 6 trabalhos e organizadas priorizando as temáticas declaradas nos trabalhos e diversidade de autores;
- As sessões ocorrerão, durante o período do CBIE 2020, a partir de ambiente virtual (a ser definido) por meio de videoconferência, para as atividades síncronas, e fórum, para as interações assíncronas. Ao efetuar o pagamento da inscrição, o participante terá sua credencial de acesso ao ambiente liberada conforme a modalidade escolhida (autor ou participante);
- A organização compilará os vídeos de cada sessão e os disponibilizará, previamente, para os interessados em participar da sessão, bem como, durante o dia e hora destinado para sua realização;
- Após a apresentação do compilado de vídeos da sessão (um total de até 60min), serão dedicados tempo para discussão síncrona dos trabalhos. Haverão até 30min para o debate entre autores, coordenador de sessão e platéia por meio de videoconferência. Dúvidas e comentários adicionais, poderão ser feitos de forma assíncrona em um fórum dedicado à sessão;
- Será obrigatório que, durante a realização da sessão, pelo menos um dos autores do trabalho, preferencialmente aquele que se inscreveu na categoria de apresentador, esteja presente virtual e sincronicamente na sessão a qual seu trabalho foi alocado. Para viabilizar a participação dos autores, a organização do CBIE 2020 ou evento satélite poderá emitir declaração indicando a necessidade de participação do autor. Adicionalmente, a organização poderá solicitar aos participantes indicações de melhores datas e horários para apresentação.
O artigo que for aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:
- pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado;
- os autores incluam na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
- Os autores devem enviar um vídeo de apresentação do artigo (tempo e formato a ser determinado)
IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até o dia 11/09/2020. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.
Os trabalhos aprovados serão apresentados remotamente em sessões técnicas durante o evento.
Datas Importantes
- Data limite para submissão dos artigos: 05/07/2020
- Notificação de aceitação dos artigos completos: 21/08/2020
- Data limite para envio das versões finais dos trabalhos: 04/09/2020
- Data limite para envio do Vídeo de Apresentação: 11/09/2020
- Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 11/09/2020
Coordenação do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)
- Adja Ferreira de Andrade (adja@imd.ufrn.br)
- Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto (screspo@id.uff.br)