EDUCOMP 2023 – Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
24 a 29 de abril de 2023 – Online
Website: https://www.educompbrasil.org/simposio/2023
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DATAS IMPORTANTES
Envio de resumo (Abstract): 10 de outubro de 2022
Envio de artigo completo: 17 de outubro de 2022
Notificação de aceitação: 09 de dezembro de 2022
Submissão da versão final do artigo: 23 de janeiro de 2023
Realização do evento: 24 a 29 de abril de 2023
CHAMADA DE TRABALHOS COMPLETOS
O Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é um evento anual congregando pesquisadores e educadores da área de educação em computação, com o objetivo de compartilhar novas ideias e resultados sobre a concepção, desenvolvimento e avaliação de cursos, currículos, disciplinas, projetos, atividades, ferramentas e materiais relacionados ao ensino e à aprendizagem da computação.
A edição de 2023 será on-line e organizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O tema desta edição será “O legado do ensino remoto na Educação em Computação”.
Convidamos os interessados a enviar contribuições para o EduComp na forma de artigos completos de pesquisa, relatos de experiência, currículos, recursos e ambientes educacionais e ensaios, que contribuam para o avanço da área de educação em computação. Além da apresentação de trabalhos completos, o evento contará com o II Workshop de Teses e Dissertações em Educação em Computação (II WTD-EduComp), o Laboratório de Ideias, Painéis e Minicursos.
TÓPICOS DE INTERESSE
No domínio da educação em computação, os artigos submetidos podem estar relacionados aos seguintes tópicos, não limitados a eles:
- Abordagens curriculares envolvendo etnicidade, gênero, direitos humanos e inclusão
- Analíticas de aprendizagem (learning analytics) em computação
- Aspectos demográficos, sociais e econômicos de cursos de computação
- Aspectos éticos na educação em computação
- Aspectos raciais/étnicos na educação em computação
- Avaliação automatizada de tarefas de programação
- Avaliação da aprendizagem em computação
- Avaliação de pensamento computacional
- Computação desplugada
- Computação na educação infantil
- Computação na educação profissional
- Computação no ensino médio
- Computação no ensino fundamental
- Comunidades discentes em cursos de computação
- Concepções e organizações curriculares em computação
- Curricularização da pesquisa e da extensão em computação
- Didática de computação
- Diversidade em cursos de computação
- Educação continuada em computação
- Educação corporativa em computação
- Educação de jovens e adultos em computação
- Educação em computação aberta e livre (e.g., REA, MOOC)
- Educação em computação em espaços não-formais
- Ensino e/ou aprendizagem de computação
- Estágio supervisionado na formação de professores de computação
- Estratégias de ensino e/ou aprendizagem de computação
- Estudos de gênero na educação em computação
- Estudos secundários: revisões sistemáticas e mapeamentos sistemáticos
- Evasão e retenção em cursos e disciplinas de computação
- Fatores psicológicos e emocionais em educação em computação
- Feedback de tarefas de programação
- Formação científica em cursos de computação
- Formação continuada de professores em computação
- Formação inicial de professores em computação
- Formação na pós-graduação em computação
- Habilidades técnicas (hard skills) e não-técnicas (soft skills) em computação
- Hardware na educação em computação
- Implantação e avaliação continuada de currículos, programas e cursos de computação
- Inclusão e acessibilidade na educação em computação
- Integração dos conteúdos exigidos por legislação em currículos de computação
- Interação entre academia e indústria de TI
- Jogos e gamificação na educação em computação
- Linguagens visuais e textuais para aprendizagem de programação
- Materiais didáticos de computação
- Mentoria na graduação e pós-graduação em computação
- Metacognição na educação em computação
- Metodologias ativas no ensino e/ou aprendizagem de computação
- Métodos e estratégias para concepção de currículos, programas e cursos de computação
- Mineração de dados educacionais em computação
- Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação
- Pensamento computacional
- Prática de ensino de computação na formação de professores
- Programação na educação superior
- Psicologia da programação
- Realidade virtual e aumentada na educação em computação
- Recursos de apoio à educação em computação
- Redes e mídias sociais em educação em computação
- Robótica na educação em computação
- Saberes docentes na computação
- Teorias educacionais e psicológicas aplicadas à educação em computação
SUBMISSÕES DE ARTIGOS COMPLETOS
Artigos completos podem ser escritos em português ou inglês e devem seguir o formato do EduComp (cujos templates estão disponíveis no site do evento), contendo o mínimo de 6 (seis) e o máximo de 10 (dez) páginas em coluna dupla, com a possibilidade de páginas adicionais apenas de referências. Artigos aceitos serão publicados no Portal de Publicações e Conteúdos Digitais da SBC – SBC OpenLib (SOL) – para tanto, os autores deverão preencher o Termo de Autorização de Publicação para a SBC. Na submissão, os artigos devem ser anonimizados para garantir as avaliações duplamente anônimas (double anonymous reviews).
Os artigos completos devem ser encaminhados a uma das seguintes trilhas:
Trilha 1: Artigos de Pesquisa
Artigos de pesquisa devem seguir padrões científicos rigorosos, descrevendo questões, fundamentos, métodos, resultados, discussões e limitações da pesquisa. Concentram-se em diversos tópicos relevantes e de interesse atual para a educação em computação com ênfase em objetivos educacionais; métodos ou técnicas e avaliação de abordagens pedagógicas. Metodologias de pesquisa de todos os tipos são bem-vindas, incluindo métodos empíricos (qualitativos, quantitativos ou mistos), analíticos, críticos, ciência de design e outros.
Trilha 2: Relatos de Experiência
Artigos de relato de experiência devem descrever cuidadosamente uma intervenção de educação em computação e seu contexto. Devem trazer detalhes suficientes que permitam a adoção por terceiros, além de oferecer uma reflexão aprofundada sobre seus aspectos positivos e negativos, assim como as limitações da intervenção realizada.
Trilha 3: Currículos
Artigos sobre currículos devem discutir estruturas, abordagens e organizações curriculares em cursos ou programas na área de Computação. Abrangem resultados de pesquisas ou relatos de experiências sobre o tema, descrevendo o contexto e as motivações da iniciativa curricular, os fundamentos pedagógicos ou a exigência da legislação, os recursos necessários para implementá-la, seu potencial impacto, avaliação dos resultados e as recomendações para adoção por outros educadores, sempre com discussão a respeito do referencial teórico. Os artigos submetidos a esta trilha também incluem artigos de posicionamento (position papers), que devem gerar uma discussão acadêmica por meio de uma opinião defensável sobre um currículo, curso ou programa proposto na área de computação, substanciado por evidências.
Trilha 4: Recursos e Ambientes Educacionais
Artigos sobre recursos educacionais devem apresentar recursos educacionais específicos para a educação em computação em um ou mais níveis da educação formal ou não formal. Devem descrever: a motivação para a criação do recurso educacional; os fundamentos teóricos e/ou pedagógicos que embasam sua concepção; a organização do material (e.g., objetivos, conteúdo, público, disponibilidade, dentre outros elementos); a dinâmica de uso do recurso, de preferência associada a um cenário real onde ele foi ou será testado, além de detalhes suficientes que permitam a replicação de seu uso por educadores; o tipo de licença (se pertinente); e uma reflexão teórico-crítica sobre o seu potencial ou real impacto. Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais pode ser considerado um recurso educacional. Recursos educacionais típicos incluem (mas não estão limitados a) livros didáticos, planos de aula, softwares educacionais, jogos educativos, vídeos, áudios, imagens e até mesmo cursos completos (como MOOCs, por exemplo).
Artigos sobre ambientes e plataformas educacionais devem apresentar ambientes e plataformas inovadoras de software e/ou hardware para apoiar o ensino ou a aprendizagem de computação. Devem descrever a motivação para a criação do ambiente/plataforma; fundamentos teóricos e/ou pedagógicos que embasam sua concepção; principais funcionalidades e potenciais usuários; exemplo de uso, possivelmente com uma prova de conceito e telas que ilustram a interface (quando aplicável); arquitetura do ambiente/plataforma com enfoque em seus principais componentes e nas interfaces entre eles; breve comparação com outras plataformas relacionadas existentes; e o tipo de licença (se pertinente).
Trilha 5: Ensaios
Ensaios têm o propósito de expor ideias, pontos de vista ou posicionamentos sobre determinado tema; revisar e analisar assuntos e interpretações; e debater ideias e opiniões com fundamentação em teorias, pesquisa bibliográfica e/ou evidências empíricas. Ensaios devem apresentar argumentação de natureza crítico-reflexiva, fundamentada, buscando profundidade e originalidade no enfoque sem, necessariamente, pretender explorar o tema de forma exaustiva.
COORDENAÇÃO DO COMITÊ DE PROGRAMA
Ana Paula Lüdtke Ferreira (UNIPAMPA)
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (IFSULDEMINAS)
Fabiane Barreto Vavassori Benitti (UFSC)
Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC)
João Henrique Berssanette (IFPR)
Kiev Santos da Gama (UFPE)
Mônica de Souza Massa (UNEB)
Rafaela Vilela da Rocha (UFABC)
Roberto Pereira (UFPR)
Windson Viana de Carvalho (UFC)