LOUTFI, Marcelo Soares; XAVIER, Charles Siqueira; ALBUQUERQUE, Beatriz Venturini Lins de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Cartas de Mediação Tecnológica. In: Práticas de IHC em Sala de Aula: ações extensionistas em pauta (livro do Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC@IHC 2024)), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-6. doi: https://doi.org/10.5753/sbc.16218.6
Cartas de Mediação Tecnológica
Autores
Marcelo Soares Loutfi (UNIRIO)
Charles Siqueira Xavier (UNIRIO)
Beatriz Ventorini Lins de Albuquerque (UNIRIO e Petrobras)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Resumo
As Cartas de Mediação Tecnológica, fundamentadas na Teoria da Mediação Tecnológica e nos sete tipos de relação tecnológica identificados por Verbeek, ajudam os designers a explorar as diversas interações entre humanos e tecnologias, com o objetivo de criar artefatos inovadores, mais éticos e socialmente responsáveis. Utilizadas em workshops e disciplinas acadêmicas, essas cartas promovem uma reflexão aprofundada sobre os impactos sociais, culturais e ambientais das tecnologias, permitindo que os participantes desenvolvam artefatos que se diferenciam dos convencionais ao considerar não apenas funcionalidades técnicas, mas também o contexto social de seu uso. Além disso, as cartas promovem um ambiente de diálogo entre estudantes, professores e a comunidade, incentivando a interdisciplinaridade e integrando ensino, pesquisa e extensão para um aprendizado ativo e crítico sobre os desafios tecnológicos contemporâneos. Dessa forma, as cartas tornam-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de um design tecnológico verdadeiramente crítico e reflexivo.
Palavras-chave:
Mediação tecnológica; Teoria da Mediação Tecnológica; Interdisciplinaridade; Aprendizagem ativa; Aprendizado crítico; Ética; Responsabilidade social
doi: 10.5753/sbc.16218.6