GIMENEZ, Paulo Jose de Alcantara; OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. GamifiedSAL – Gamificação para Apoiar Usuários em Buscas como um Processo de Aprendizagem. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 853-865. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.239558.
GamifiedSAL – Gamificação para Apoiar Usuários em Buscas como um Processo de Aprendizagem
Autores
Paulo Jose de Alcantara Gimenez (UNIRIO)
Eduardo Gomes de Oliveira (UNIRIO e CPII)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Sean W. M. Siqueira (UNIRIO)
Resumo
Este estudo investiga o potencial da gamificação na melhoria do processo de aprendizagem, especificamente no contexto de Busca como Processo de Aprendizagem (BPA). Identificamos a necessidade de apoiar usuários-aprendizes no desenvolvimento de habilidades de busca e interação com os resultados, bem como motivá-los no processo de aprendizagem. Apresentamos o GamifiedSAL, uma abordagem gamificada desenvolvida para apoiar a BPA. Detalhamos a implementação e a integração da gamificação no processo de aprendizagem via BPA. Os resultados da avaliação conduzida por meio de entrevistas com especialistas em BPA destacam a eficácia da gamificação na promoção do engajamento dos usuários-aprendizes, no desenvolvimento de habilidades de busca e na motivação para aprender. Este estudo contribui significativamente para a área de Tecnologias na Educação, fornecendo insights práticos sobre o uso bem-sucedido da gamificação na BPA.
Palavras-chave:
Gamificação; Busca como Processo de Aprendizagem; Motivação; Tecnologias Educacionais; Habilidades de Busca
doi: 10.5753/sbgames.2024.239558