Classificação de Gênero de Jogos Digitais – Mapeamento Sistemático de Literatura

CARDOUZO, Herick Henrique; CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Classificação de Gênero de Jogos Digitais – Mapeamento Sistemático de LiteraturaIn: XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 50-61. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240942.


Classificação de Gênero de Jogos Digitais – Mapeamento Sistemático de Literatura

Autores

Herick Henrique Cardouzo (UNIRIO)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Sean W. M. Siqueira (UNIRIO)

Resumo

Para definir e entender as características de jogos digitais, podemos analisar o gênero dos mesmos, assim entendendo como a academia compreende jogos digitais e seus gêneros. Considerando isso, nesse estudo será abordado como a academia define e classifica gênero de jogos, e suas metodologias utilizando o método SEGRESS como base para a criação de um mapeamento sistemático de literatura(MSL). Na busca foram encontrados 395 estudos, que após filtragem, restaram 12 artigos que apresentam diferentes maneiras de se classificar jogos. Este trabalho auxilia a academia a entender e recolher informação sobre classificação de jogos, compreendendo principais gêneros e características para a criação de classificações.

Palavras-chave:

Jogos Digitais; Classificação; Gênero; Taxonomia e Ontologia; Mapeamento Sistemático de Literatura

 

doi: 10.5753/sbgames.2024.240942