SBSI 2024 – Prof. Sean Siqueira é o mediador do Painel de Educação em SI

O Prof. Sean Siqueira, professor titular do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO, foi o mediador do Painel de Educação em SI no XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2024).

O Painel, mediado pelo Prof. Sean Wolfgand Matsui Siqueira, teve como painelistas convidados, o Prof. André Pimenta Freire (UFLA) e o Prof. Mariano Pimentel (UNIRIO). A proposta do painel foi explorar as diferenças de visão de mundo da Computação e de Sistemas de Informação, trazendo também perspectivas de outras áreas de conhecimento, questionando a Ontologia e a Epistemologia em Sistemas de Informação. Conforme a provocação do Prof. Sean, a ideia era começar a desconstruir a soberba da técnica no Antropoceno, resgatando o Sistêmico. Em um mundo digital, onde há uma grande ênfase na técnica, em que o homem é o centro de tudo (em detrimento da própria natureza), este painel seria um passo inicial no questionamento desta visão e reforçando a visão sistêmica que é a base da área de Sistemas de Informação. Desta forma, o painel visava trazer uma discussão sobre a identidade dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) e questionar as visões ontológicas e epistemológicas na Computação.

Na sequência, o Prof. Pimentel questionou “Qual a identidade de SI?” e “Qual a diferença do currículo de SI para os demais cursos de Computação”, explorando currículos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Partindo de uma discussão de currículo e espaço de poder, Prof. Pimentel parte de referenciais de formação para cursos de Computação, da Sociedade Brasileira de Computação, dos currículos de Computação da ACM, AIS e IEEE-CS, e analisa currículos de cursos de algumas instituições em termos de proporcionalidade aos referenciais, mostrando a ênfase em Ciência da Computação mesmo em cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação. Então, o Prof. Pimentel resgata o artigo de Connolly na Communications of the ACM, trazendo a reflexão que Sistemas de Informação pertence às Ciências Sociais. Prof. Pimentel traz uma importante discussão sobre a natureza do conhecimento típico de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, explorando Dedução, Abdução e Indução, trazendo ainda uma visão sobre os diferentes métodos de justificação que levam a diferentes ciências. Os currículos de alguns cursos da Computação foram novamente analisados em termos de Matemática, Técnicas e Humanas. Ao final, Prof. Pimentel reforça o questionamento sobre “Qual a identidade e diferença entre os currículos de SI com diferentes abordagens?”, indicando que essa é a discussão que interessa e requer mais maturidade da comunidade.

O Prof. André Freire apresenta “Aspectos organizacionais na formação de profissionais de Sistemas de Informação”, trazendo um “causo das andanças de um computeiro pela Administração”. Partindo dos pilares de SI e Educação em SI, o Prof. André traz uma perspectiva em 1ª pessoa de sua trajetória, experiências e vivências desde a formação, com atuação no Departamento de Ciência da Computação e no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para discutir o “desenquadramento” em Administração e em Computação. Então, o Prof. André passa a discutir questões de currículo explorando o “causo” do BSI da UFLA, explorando a base teórica do componente “Organizações” dos pilares de SI, os referenciais de formação e transição de currículo e seus impactos na formação dos alunos. O Prof. André finaliza então sua fala trazendo questionamentos sobre os pilares pessoas e organizações na formação dos cursos de BSI, trazendo a dúvida sobre como podemos contemplar melhor os aspectos de Administração nos cursos de BSI. Uma questão importante que fica é que prejuízos os egressos de cursos de BSI sem as bases de pessoas e organizações podem ter na carreira.

O Prof. Sean reflete sobre as diferentes estratégias de discurso dos painelistas e as visões apresentadas, abrindo para as discussões com a plateia. Alunos de graduação trazem questionamentos sobre a falta de disciplinas de Humanas e Ciências Sociais Aplicadas nos cursos de BSI, trazendo também a falta de integração entre as disciplinas. Também foram trazidas para discussão os desafios da multi-inter-transdisciplinaridade, as próprias dificuldades de colaboração entre os professores, além de questões relacionadas a como a área de Sistemas de Informação se alinha ou não a Computação e a Sociedade Brasileira de Computação ou a Administração. Foram, então, retomadas as discussões sobre poder e currículo.