SBSI 2024 – Prof. Sean Siqueira compõe o Painel de 20 edições do SBSI

O Prof. Sean Siqueira, professor titular do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO, foi convidado a compor o Painel de 20 Edições do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, no XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2024).

O Painel foi mediado pelo Prof. Allysson Allex de Paula Araújo (UFCA) e pela Profª. Alessandreia Marta de Oliveira (UFJF). A graduanda em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Luiza Caldeira, apresentou uma fala de abertura. Em seguida, passamos para a discussão de algumas perguntas planejadas pelos mediadores para os painelistas: Prof. Alexandre Cidral, Prof. Rodrigo Pereira dos Santos, Profa. Renata Mendes de Araujo e Prof. Sean Wolfgand Matsui Siqueira.

Estava prevista uma breve apresentação dos painelistas indicando suas contribuições ao SBSI, o que o Prof. Sean se antecipou trazendo estes elementos em seu depoimento publicado no Instagram do evento.

Nas perguntas trazidas pelos mediadores, o Prof. Sean destacou:

1. Sobre a Evolução do SBSI ao longo das 20 edições: Passamos de uma situação de falta de identidade do evento para termos hoje em dia um evento que reforça a identidade de Sistemas de Informação. Não temos mais artigos remanescentes de outros eventos da área (como SBBD, SBES, SBIA, Webmedia etc.), mas os artigos são planejados e trabalhados efetivamente no contexto de Sistemas de Informação. Continuamos discutindo e reforçando aspectos relacionados à identidade de Sistemas de Informação, mas porque a própria identidade é construída em constante evolução, pois a identidade também é formada cultural e socialmente. Também temos artigos que não apenas descrevem uma aplicação de tecnologia de informação, mas sim artigos de pesquisa efetivamente. Outro destaque é o próprio amadurecimento do evento, saindo do formato palestras e artigos de pesquisa para uma maior complexidade de trilhas e tipos de artigos e apresentações. Finalmente, o Prof. Sean destacou que anteriormente as pessoas tinham certa vergonha em se caracterizar como pesquisador de Sistemas de Informação, mas atualmente há um reconhecimento de Sistemas de Informação como uma área de pesquisa.
  2. Perspectivas para a formação de estudantes e pesquisadores de SI no Brasil: O Prof. Sean destacou a construção da identidade de Sistemas de Informação, trazendo estudantes e pesquisadores para terem orgulho da área, “vestirem a camisa” de Sistemas de Informação. Também destacou o contexto multidisciplinar, trazendo que não é mais uma questão de combinar Computação e Administração, mas que entender Sistemas de Informação em um mundo digital envolve ter um embasamento em Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Design, etc. Que precisamos trazer a visão de mundo sistêmico, de pensar, planejar, desenvolver, implantar, analisar tecnologia de informação e comunicação com responsabilidade, ética, consciência de coletivo, de sociedade, consciência ambiental, social. Do ponto de vista de formação de estudantes, o Prof. Sean destacou que os alunos também devem ter a consciência de exercitar o aprendizado, aprofundar o conhecimento, desenvolver suas competências, além do que é trazido pelos professores; por outro lado, os professores poderiam estar mais atentos à experiência de aprendizagem dos alunos. Do ponto de vista de formação de pesquisadores de SI no Brasil, o Prof. Sean ressaltou que pesquisa não deve ser somente forma; que metodologia de pesquisa é importante, mas o conteúdo também importa. Assim, devemos reforçar a reflexão, o conhecimento, o impacto, que não deve ser apenas baseado em Qualis ou ser apenas quantitativo, mas também social, em termos de políticas públicas, econômico, cultural etc. Devemos estar atentos à colaboração, ao diálogo, às trocas, às parcerias, às amizades construídas na comunidade científica, de modo a promover melhores pesquisas e uma comunidade mais forte e colaborativa. Finalmente, destacou também a importância do contexto Brasil, mas também regional, local das pesquisas. Temos uma riqueza/diversidade que trazem elementos particulares aos Sistemas de Informação e potencialmente à pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil.
  3. O que é importante para o progresso e futuro da comunidade de SI no Brasil?: O prof. Sean começou destacando a importância do respeito a cada membro da comunidade e a si mesmo, a importância de todos divulgarem a relevância de Sistemas de Informação, propagando as contribuições, os impactos dos trabalhos e da área, convidando os colegas a participarem do evento e se juntarem à comunidade de SI. Temos vários colegas pesquisadores e professores que podem estar mais envolvidos na área, no evento. Temos vários alunos que podem usufruir da participação nos eventos e criar novas parcerias e colegas na comunidade. Devemos contribuir para a sociedade, construir parcerias e agregar pessoas, criar oportunidades para a comunidade e membros da comunidade. A área tem um potencial enorme, pois o mundo é digital. O Prof. Sean resgatou a fala da discente Luiza Caldas “coragem de enfrentar as coisas por sonhos maiores” para motivar a plateia a sonhos maiores na comunidade de Sistemas de Informação.