Uso de Metaverso em Avaliações Formativas Híbridas

CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G. . Uso de Metaverso em Avaliações Formativas Híbridas. In: XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023), 2023, João Pessoa. Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 384-395. doi: 10.5753/wei.2023.229596


Uso de Metaverso em Avaliações Formativas Híbridas

Autores

Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Ronney Moreira de Castro (UFJF)
Eduardo Gomes de Oliveira (UNIRIO & CPII)
Edmar Welington Oliveira (UFJF)

Resumo

A COVID-19 motivou e acelerou inovações no campo educacional, oportunizando reflexões sobre os benefícios da educação remota e híbrida. As lições aprendidas neste período influenciaram a maneira como os docentes avaliam seus alunos, uma vez que houve grande dificuldade na realização de avaliações somativas tradicionais em ambientes remotos ou híbridos. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo que usa metaverso e aprendizagem ativa para dar suporte à avaliações formativas híbridas. A metodologia usada se baseou em survey, sendo as respostas analisadas por métodos qualitativos. Como resultado, observou-se que os alunos perceberam que a avaliação formativa híbrida usando metaverso pode ser uma boa prática, além de considerarem aprender melhor através dela.

Palavras-chave:

Metaverso, Avaliação formativa, Ensino remoto, Ensino híbrido, Avaliação formativa híbrida, survey

 

doi: 10.5753/wei.2023.229596