CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G. . Metaverso como Ambiente de Aprendizagem Ativa para o Aprendizado Híbrido. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 31, p. 222-254, 2023. doi: 10.5753/rbie.2023.2908
Metaverso como Ambiente de Aprendizagem Ativa para o Aprendizado Híbrido
Autores
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Ronney Moreira de Castro (UFJF)
Eduardo Gomes de Oliveira (UNIRIO & CP2)
Resumo
A educação passou por grandes transformações durante a COVID-19, incluindo mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, as quais buscaram fomentar um melhor engajamento, participação e pensamento crítico dos alunos durante as aulas remotas. Com isso, muitos professores adaptaram técnicas de aprendizagem ativa nestes contextos na tentativa de melhorar a interação, motivação e o aprendizado dos estudantes. Com a melhoria do cenário pandêmico e o retorno gradativo às atividades presenciais, alunos e professores se viram novamente em um novo e desafiador ambiente, o ensino e aprendizado híbrido. Neste cenário, tecnologias apoiadas no metaverso surgem naturalmente como plataformas inovadoras para este tipo de ensino, ao se apresentarem como propostas de extensão do mundo real em ambientes virtuais. Neste artigo, o objetivo foi propor o uso de metaverso como um ambiente de aprendizagem ativa capaz de fornecer suporte ao ensino e aprendizado híbrido. Por meio de um estudo misto (quantitativo e qualitativo) baseado em survey, foi analisada a percepção dos alunos sobre aceitação tecnológica, ambiente de aprendizado e a sua motivação em relação ao uso do metaverso. Como resultados, foram observadas evidências positivas relacionadas com a percepção dos alunos, indicando o metaverso como uma possível abordagem inovadora em contextos de ensino e aprendizado híbridos. A partir das lições do ensino remoto herdadas da pandemia, este trabalho apresenta contribuições que podem auxiliar educadores a refletir sobre práticas educacionais nesta nova realidade “pós-COVID”.
Palavras-chave:
COVID-19, Metaverso, Aprendizagem Ativa, Ensino e Aprendizado Híbridos