Do software companies appropriate their inventions? A systematic mapping of Software Intellectual Property

EUSTAQUIO DA SILVA, R.; SIQUEIRA, S. W. M. ; NUNES, M. A. S. N. ; PINHEIRO-MACHADO, R. . As Empresas de Software se Apropriam de suas Invenções? Um mapeamento sistemático sobre Propriedade Intelectual de Software. iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 16, p. 1:1-1:27, 2023. doi: 10.5753/isys.2023.2645 https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/isys/article/view/2645


As Empresas de Software se Apropriam de suas Invenções? Um mapeamento sistemático sobre Propriedade Intelectual de Software (Do software companies appropriate their inventions? A systematic mapping of Software Intellectual Property)

Autores

Reinaldo Eustaquio da Silva (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (UNIRIO)
Rita Pinheiro Machado (INPI)

Resumo

O segmento de Software é um dos que proporciona um grande potencial de acumulação de inovações tecnológicas. Mas as empresas deste setor se apropriam e protegem suas inovações? Neste cenário, este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a Propriedade Intelectual como mecanismo de apropriação de novos ativos de conhecimento relacionados a Software dentro das três perspectivas que são a base dos Sistemas de Informação: Tecnologia, Pessoas e Processos. Utilizando o método de mapeamento sistemático da literatura foram identificados 1.492 estudos primários que passaram por filtros nos quais pôde-se extrair 41 artigos relevantes para responder as três questões de pesquisa. O mapeamento revelou que os artigos foram, em sua maioria, classificados e analisados segundo a perspectiva de Processos, que mostra como as pessoas usam e se beneficiam da tecnologia para atingir seus objetivos.

Palavras-chave:

Mapeamento sistemático; Sistema de Informação; Programa de computador; Software; Apropriação; Propriedade Intelectual

 

doi: 10.5753/isys.2023.2645

https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/isys/article/view/2645