Convidamos para a Defesa de Dissertação de Mestrado:
DATA/HORA DE DEFESA: 09/02/2023 às 14:30h
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/82915309828?pwd=OFVyM0NadW9NOTJqYnlrMUxyV1VUQT09
CANDIDATO: Celso de Oliveira Pacheco Junior
ORIENTADOR: Sean Wolfgand Matsui Siqueira
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO/TESE: O Impacto dos Casos de Covid-19 e a Percepção dos Usuários do Twitter sobre o Governo Brasileiro
RESUMO:
Nos anos 2020 e 2021 o Brasil vivenciou uma das maiores crises sanitárias de sua história causada pela pandemia da Covid-19, resultando em milhares de óbitos. Nesse período, o governo federal defendeu tratamentos contestados pelas autoridades em saúde para o controle da doença. A grande comoção social provocada pelo número crescente de infectados e óbitos contribuíram para que se deflagrassem debates nas Redes Sociais envolvendo ao menos dois temas: i) A atuação do governo no combate à pandemia e; ii) Os relatos dos dramas vividos pelas pessoas impactadas pela pandemia. O Twitter foi um dos palcos onde esse cenário político-social se refletiu. Neste contexto, uma análise de sentimentos sobre esses tweets nos permitiria entender se os dramas familiares vividos provocados pela Covid-19 alteraram a percepção dessas pessoas em relação ao governo. No presente estudo, objetivamos desenhar e executar um processo capaz de verificar mudanças nas percepções das pessoas em relação ao governo Jair Bolsonaro, com base em seus tweets contendo relatos sobre dramas familiares causados pela Covid-19. Realizamos dois experimentos baseados na abordagem metodológica quantitativa. Em cada experimento, coletamos tweets publicados que continham relatos de dramas familiares causados pela Covid-19. Utilizamos estes tweets como um marcador temporal individualizado para cada um dos usuários identificados, então coletamos outros tweets, sobre o governo Jair Bolsonaro, publicados por estes mesmos usuários, antes e depois de terem relatado sobre seus dramas familiares causados pela Covid-19. Buscamos identificar se houve mudança na percepção destas pessoas em relação ao governo Jair Bolsonaro utilizando um conjunto de métricas como: percentual das intensidades dos sentimentos, contagem de tweets e frequência de palavras, que nos permitiram comparar os sentimentos das pessoas antes e após elas terem publicado seus dramas familiares causados pela Covid-19. Utilizamos os analisadores léxicos VADER, Texblob e Polyglot para extrair os sentimentos dos tweets. Analisamos 447 usuários em nosso primeiro experimento, entre março e junho/2021 (72 dias) e 4.918 usuários, entre janeiro e dezembro/2021 (365 dias) no segundo experimento. Descobrimos que o sentimento geral das pessoas em relação ao governo Jair Bolsonaro não variou de maneira significativa. Consequentemente, existe a possibilidade de uma parte dos usuários analisados por esta pesquisa, não associarem seus dramas familiares vividos à forma como governo Jair Bolsonaro conduziu a pandemia. Não sendo portanto, para estas pessoas, um drama familiar causado pela Covid-19 um fator de mudança de opinião sobre o governo.
Palavras-chave: Covid-19, pandemia, governo, Brasil, brasileiro, Bolsonaro, análise de sentimentos, Twitter, percepção dos usuários.
BANCA EXAMINADORA:
Sean Wolfgand Matsui Siqueira, UNIRIO
Márcio de Oliveira Barros UNIRIO
Juliana Baptista dos Santos França, UFRJ