Aprendendo as Origens do “Mineirês” Através de um Jogo Digital Educacional

CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; INOCENCIO, J. A. . Aprendendo as Origens do ?Mineirês? Através de um Jogo Digital Educacional. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 135-144, 2023. doi: 10.22456/1679-1916.129160

Aprendendo as Origens do “Mineirês” Através de um Jogo Digital Educacional

Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Ronney Moreira de Castro (UFJF)
Juliana Alves Inocêncio (IFSudeste)

Estudantes das gerações atuais, desde o ensino fundamental, acessam conteúdo online, jogam e assistem vídeos para obter conhecimento quanto ao idioma, história e geografia local, regional e mundial. Este e o contexto de concepção do jogo “Uai! Que isso sô!”, criado com o propósito de ensinar a origem de expressões e cultura do Estado de Minas Gerais para estudantes. O jogo foi concebido usando o Endo-GDC, um game canvas feito para pensar jogos educativos, sendo avaliado em um estudo quasi-experimental quanto a experiência de gameplay e o aprendizado adquirido pelo jogador. Os resultados evidenciam de que o jogo é uma ferramenta lúdica que permite a seus jogadores aprenderem a origem do “mineirês”.

Jogo Educativo, Cultura Mineira, Linguagem Mineira

doi: 10.22456/1679-1916.129160