SILVA, R. E. ; SIQUEIRA, S. W. M. ; NUNES, M. A. S. N. ; PINHEIRO-MACHADO, R. . Percepção dos Docentes de Pós-Graduação em Ciências da Computação quanto a Utilização de Mecanismos de Apropriação de Propriedade Intelectual: Uma Pesquisa Qualitativa. REVISTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, v. 12, p. 03-25, 2022. Disponível em: https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/59

Reinaldo Eustaquio da Silva (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Maria Augusta S. N. Nunes (UNIRIO)
Rita Pinheiro Machado (INPI)

A geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico desempenha um papel fundamental na sociedade, por contribuir diretamente com o potencial de inovação de um país e com o seu desenvolvimento social. Um dos mais importantes players no ecossistema de inovação são as Universidades, em especial seus Programas de Pós-graduação; mas o conhecimento produzido por elas é protegido e apropriado via mecanismos de Propriedade Intelectual (PI) de modo a agregar valor à inovação? Neste contexto, o objetivo deste artigo é verificar se os docentes se utilizam de mecanismos apropriação de PI para proteger os ativos intelectuais produzidos por suas pesquisas vinculadas aos seus Programas de Pós-graduação. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória foi aplicado um questionário on-line junto aos docentes de Programas de Pós-graduação de Ciências da Computação de Universidades Brasileiras. Como resultado dessa análise destacou-se que as Universidades enfrentam muitos desafios para se apropriar por mecanismos de PI de suas inovações, apesar da criação de estímulos a inovação. Mesmo enfrentando tais desafios, os docentes relataram que os seus Programas de pós-graduação fazem uso de mecanismos de apropriação via PI.

Apropriação, Propriedade Intelectual, Inovação, Universidades, Pós-graduação

URL: https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/59/34