Jogos Digitais para Treinamento de Situações de Risco na Indústria – Rapid Review

RUFINO JUNIOR, R. ; CLASSE, T. M. ; SANTOS, R. P. . Jogos Digitais para Treinamento de Situações de Risco na Indústria – Rapid Review. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2022, Natal. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 1157-1166. doi: 10.5753/sbgames_estendido.2022.225970


Jogos Digitais para Treinamento de Situações de Risco na Indústria – Rapid Review

Autores

Roberto Rufino Júnior (UNIRIO)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)

Resumo

Acidentes do trabalho provocam grandes perdas em todo o mundo. Nesse sentido, inovações nas formas de treinamentos de trabalhadores são fundamentais para corporações que possuam atividades de risco. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar como os jogos digitais com propósito podem auxiliar em treinamentos de situações de risco na indústria. Para isso, foi realizada uma Revisão Rápida, na qual 326 estudos foram identificados e apenas 14 foram considerados relevantes para responder às questões de pesquisa. Com isso, observou-se sinais de que os jogos digitais podem ser uma ferramenta inovadora para treinamentos de situações de risco, sendo percebidos como eficazes, mesmo que não seja claro nos trabalhos qual é o custo-benefício da substituição das abordagens tradicionais de treinamento por jogos digitais.

Palavras-chave:

Revisão Rápida, Jogos Digitais, Jogos Com Propósito, Treinamento, Risco, Indústria

 

doi: 10.5753/sbgames_estendido.2022.225970