CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. . Usando Aprendizagem Ativa Durante o Ensino Remoto – Um Estudo Usando Brainstorming e Cocriação de Conteúdo Didático. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2022, Niterói. Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 251-262. doi: 10.5753/wei.2022.222400

Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)

Durante o ensino remoto alguns docentes usaram técnicas de Aprendizagem Ativa (AA) para engajar estudantes, o que contribuiu nas dimensões de atenção focada, satisfação e aprendizado dos alunos. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho é analisar essas dimensões a partir da aplicação de brainstorming como técnica de AA em uma atividade de cocriação de conteúdo didático pelos próprios alunos, na disciplina de Programação Orientada a Objetos. A avaliação foi realizada usando um questionário respondido ao final da tarefa, com as respostas sendo analisadas quantitativamente. Os resultados apontam para uma percepção positiva dos alunos em relação a atenção focada, satisfação e aprendizado, além da correlação entre estas dimensões. Assim, entende-se que a atividade contribuiu para imergir os alunos no ambiente remoto, contribuindo com sua satisfação e, colaborativamente com seu aprendizado.

Aprendizagem ativa, Cocriação, Colaboração, Ensino Remoto, Brainstorming

doi: 10.5753/wei.2022.222400