Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software

CASTRO, RONNEY MOREIRA ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; SIQUEIRA, SEAN WOLFGAND MATSUI . Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2022, Brasil. Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. v. 1. p. 163-170. doi: 10.5753/educomp.2022.19210


Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software

Autores

Ronney Moreira Castro (UNIRIO)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Resumo

Devido a pandemia do COVID-19, muitas Instituições de Ensino se viram forçadas a aderir à modalidade de ensino não presencial, chamada de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Docentes foram desafiados a se adaptar à nova realidade. Dessa forma, houve uma procura por tecnologias educacionais e técnicas alternativas de ensino e aprendizagem que propiciassem esta adaptação. Neste sentido, este trabalho objetiva mostrar o uso de técnicas de Aprendizagem Ativa (AA) na disciplina de Introdução à Engenharia de Software. As análises das técnicas utilizadas e seu alinhamento em relação ao conteúdo da disciplina foram baseadas em um Hexágono da Didática da Computação. Os resultados mostraram que o docente contemplou diversas as partes de tal hexágono, indicando um perfil bem alinhado ao contexto da disciplina e sua relação com o ensino e aprendizagem.

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Engenharia de Software, Técnicas e Tecnologias, Ensino Remoto, COVID-19

 

doi: 10.5753/educomp.2022.19210