CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, R. M. . Melhorando o Aproveitamento dos Alunos em Fundamentos de Computação e Sistemas Através de Atividades Lúdicas. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 18, p. 296-305, 2020. doi: 10.22456/1679-1916.110241

Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)

Fundamentos de computação é uma disciplina básica em cursos na área de computação, sendo cursada nos períodos iniciais. Predominantemente teórica, ela apresenta novidades aos ingressantes, resultando em um nível elevado de reprovações. Diante disso, técnicas abordagens ativas despontam como solução para motivar os alunos nas aulas. Este trabalho apresenta um relato de ludificação da disciplina de fundamentos de computação entre os anos de 2016 a 2019. Neste período foram coletadas e analisadas as notas dos alunos, e aplicados questionários de opinião. Os resultados analisados apontam para uma melhoria no aproveitamento dos alunos, bem como sua satisfação em relação as práticas usadas durante o curso. Desta forma, entende-se que o uso das abordagens ativas nesta disciplina contribuiu para que os alunos a aproveitassem melhor, tivessem um bom nível de aprovação e se sentissem mais motivados a cursá-la.

Aprendizagem Ativa, Fundamentos de Computação, Relato de Experiência, Ludificação de Disciplina

doi: 10.22456/1679-1916.110241