Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa

CASTRO, RONNEY MOREIRA DE ; SIQUEIRA, SEAN WOLFGAND MATSUI ; MONTEIRO, SANDRELENA DA SILVA . Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 31-40. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2020.31


Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa

Autores

Ronney Moreira de Castro (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Sandrelena da Silva Monteiro (UFJF)

Resumo

Há uma demanda por mudanças na Educação, que implicam em repensar e inovar as práticas docentes. Esse trabalho apresenta a fundamentação para uma Didática da Computação, destacando a perspectiva da Aprendizagem Ativa (AA). Para o embasamento de Ensino de Computação e conteúdos e disciplinas correspondentes, realizei uma análise dos documentos da legislação e referenciais de formação de Cursos da Área da Computação no Brasil. Considerando as categorias emergentes das relações entre os elementos do triângulo didático, concebi o Hexágono da Didática. Esta representação possibilita um olhar integrado dos vértices e diagonais, bem como planejar o espaço-tempo de interconexão entre o saber-fazer docente. O Mapeamento Sistemático apoiou o entendimento e a construção de um artefato para disseminação de técnicas e tecnologias relacionadas a AA no ensino de Computação no Brasil. Entrevistas com docentes foram realizadas e analisadas com base no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS) para promover uma reflexão sobre a prática docente com base no Hexágono proposto. Deste modo, a tese aqui resumida contribui para apoiar a estruturação desta área no Brasil, bem como promover uma reflexão das práticas atuais e propiciar a disseminação de técnicas e tecnologias.

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Ensino de Computação, Práticas de Ensino, Método de Explicitação do Discurso Subjacente

 

doi: 10.5753/cbie.wcbie.2020.31