JANSSEN, F ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; Araujo, R.M. . “Values At Play – Brasil” – Avaliação de Artefato. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 125-132. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignFull/207910.pdf
Accounting for the knowledge gained during a web search: An empirical study on learning transfer indicators
Autores
Fabrício Janssen (UNIRIO)
Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
Renata Mendes de Araujo (USP)
Resumo
Jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos se apresentam como um potencial mobilizador social na desafiadora tarefa de fazer com que o cidadão entenda como estes serviços são entregues à sociedade. Um aspecto importante para a eficácia destes jogos são os valores que eles transmitem. Contudo, identificar estes valores e incorporá-los ao design destes jogos não é uma tarefa simples. Pesquisas anteriores projetaram o Values At Play – Brasil (VAPBr), um artefato que apoia os game designers na incorporação de valores em jogos para serviços públicos no Brasil. Este trabalho avalia a percepção de facilidade de uso, utilidade e atitude ao utilizar o VAPBr por game designers, através do modelo de aceitação tecnológica (TAM). A partir de análises estatísticas de confiabilidade, caminho padrão, inferência e correlação, foram encontrados indicadores de que os participantes do estudo tiveram uma percepção positiva sobre o VAPBr. O artefato se demonstrou útil e fácil de usar como uma ferramenta de brainstorm, cumprindo o papel de identificação de valores para jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos.
Palavras-chave:
Valores em jogo, Values at Play, VAPBr, Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, Serviços públicos, Jogos com propósito
Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignFull/207910.pdf